Há conflitos na sua equipa e não sabe como gerir? Consoante a causa, veja aqui como deve lidar (e resolver) a situação

O ideal seria todos os colaboradores comemorarem as vitórias dos colegas, apoiarem o crescimento de cada um e gostarem de passar tempo juntos fora do horário de trabalho. Mas isso nem sempre acontece e, como líder, é da sua responsabilidade saber gerir estes conflitos. O Alerta Emprego apresenta exemplos de conflitos que podem surgir no trabalho e como lidar com eles.

 

Tome nota:

 

Dois colegas têm estilos de trabalho diferentes
As equipas não são homogéneas e isso é positivo. No entanto, significa que se juntam muitas formas diferentes de trabalhar. Se, por um lado, uma pessoa prefere reflectir em silêncio antes de tomar uma decisão, outra pode preferir atirar-se de cabeça e resolver as coisas pelo caminho.

Há também quem fale em quase todas as reuniões de equipa e quem quase nunca o faz. Então, manter todas essas pessoas felizes e garantir que possam trabalhar juntas e dar bons resultados não é tarefa fácil. E isso pode levar a conflitos no trabalho: não há expectativas sobre como o trabalho deve ser feito.

Como lidar:

  • Crie um local onde a equipa pode partilhar de que forma mais gostam de trabalhar. Ao partilhar informações sobre como cada um mais gosta de obter feedback, as horas em que estão mais focados, entre outros temas, todos poderão entender-se melhor. Isso aumenta a eficácia e a transparência, ao mesmo tempo que diminui o ressentimento e a tensão.
  • Faça uma avaliação de pontos fortes ou um teste de personalidade. Isso não o ajudará apenas como líder, como também irá ajudar os membros da equipa a conhecerem-se melhor e, consequentemente, a trabalharem melhor juntos.

 

Um elemento da equipa foi promovido e outro não
Qualquer colaborador deseja progredir na carreira e ter uma equipa cheia de profissionais que trabalham muito e estão ansiosas por um reconhecimento é fantástico, mas pode criar inveja e um sentimento constante de competição.

Se um grupo está em disputa por uma promoção e um dos membros é promovido, a situação pode piorar. Por isso, surgem dinâmicas tóxicas dentro da equipa que é necessário enfrentar.

Como lidar:

  • Dê a notícia pessoalmente. Os outros candidatos ao cargo não devem descobrir que não foram escolhidos através de um email enviado para toda a empresa.
  • Ofereça outras oportunidades de crescimento. Perder uma promoção é desanimador para os colaboradores, pois muitos sentem que perderam uma oportunidade única. Mesmo que não possa oferecer um cargo novo interessante, destaque outras oportunidades de evolução.
  • Observe as interacções da equipa. Fique de olho na dinâmica da equipa quando o colaborador promovido assumir o novo cargo, já que a inveja ainda pode aparecer.

 

O processo de trabalho da equipa não está a funcionar
Nem todo conflito é motivado por choques de personalidade ou outras questões entre as pessoas. Às vezes, algo não está a funcionar para a equipa em termos de logística.

Pode ser por excesso de trabalho, obstáculos repetidos ou falta de um espaço centralizado para gerir os projectos. Quando os membros da equipa estão no meio desses problemas, é tentador culpar outras pessoas.

Como lidar:

  • Peça feedback com frequência. As reuniões de equipa não devem ser actualizações de status recorrentes. Reserve um tempo em todas as reuniões para fazer perguntas sobre ponto específicos e delicados. Isso vai ajudá-lo a desvendar obstáculos e frustrações que pode ter de enfrentar antes que se transforme num problema maior.
  • Use as ferramentas certas. Fale sobre as ferramentas que os coalboradores usam para fazer o seu trabalho. Pode haver sugestões sobre plataformas que ajudariam todos a trabalhar juntos com maior eficiência e eficácia.
  • Implemente os “cinco porquês”. Quando algum problema ou conflito surgir, ponha em prática a regra dos “cinco porquês” – que consiste em perguntar “porquê?” cinco vezes seguidas. Essa acção ajuda a resolver o problema real, em vez de apresentar uma solução paliativa.

 

Os elementos da equipa simplesmente não se dão bem
Há vários motivos para os quais podem surgir conflitos no trabalho, sejam formas de comunicação diferentes, opiniões opostas sobre como resolver um problema, entre outros. Mas, às vezes, os conflitos acontecem devido a personalidades diferentes e isso é normal.

Como lidar:

  • Converse com as pessoas. Quando se aperceber de conflitos de personalidade, pode ser importante promover uma conversa calma e profissional entre os membros da equipa. É importante enfatizar que não há certo e errado nestas situações, apenas precisam de descobrir como chegar a um consenso.
  • Lidere pelo exemplo. É provável que já tenha passado por algum atrito de personalidade no trabalho, por isso, pratique o que fala e lide com essas diferenças, não se queixe da outra pessoa pelas costas.

 

Ler Mais