Há entre 14 e 19 mil vagas por preencher neste sector em Portugal

Com a expansão das empresas tecnológicas em Portugal, a procura de profissionais para o sector é elevada. Lisboa e Porto, Aveiro e Braga têm o maior número de lugares disponíveis. Os salários estão acima da remuneração média nacional e os profissionais em início de carreira são os mais desejados.

 

De acordo com a Randstad, que forneceu os dados ao Dinheiro Vivo, existe um intervalo entre 14 e 19 mil vagas por preencher nesta área. Os dados foram obtidos a partir de uma ferramenta desenvolvida pela empresa de recursos humanos, a xPT, que contabiliza anúncios de emprego disponíveis nos principais portais nacionais.

Perfis ricos em capacidade analítica, como business analyst, ou em estreita ligação com a área de desenvolvimento de software surgem no topo da lista das milhares de vagas disponíveis no sector. Além destes perfis específicos, as empresas têm ainda outra preferência, os juniores.

Além das ofertas de emprego disponíveis, a Randstad traça ainda a média de expectativas salariais em alguns dos cargos mais procurados. Com o salário médio nacional a fixar-se nos 912 euros, as expectativas de remuneração do sector estão acima. A única excepção diz respeito à área de helpdesk (apoio técnico), onde a expectativa salarial ronda, em média, os 770 euros mensais. Em todos os outros casos, as médias ultrapassam os 1400 euros mensais.

Segundo a empresa de Recursos Humanos, a área com maior expectativa salarial é a de Devops (desenvolvimento e operações), com uma média de dois mil euros mensais. Seguem-se as funções de business analyst (média de 1990 euros); project manager (1960 euros); java developer (1820 euros); fullstack developer (1790 euros) ou frontend developer (1650 euros). Abaixo da fasquia dos 1600 euros ficam as posições de web developer (1580 euros) e técnico de informática (1450 euros).

A Randstad explica que estes dados são obtidos através de uma combinação de factores, onde se incluem as entrevistas feitas pela empresa para projectos de recrutamento, processamento de salários e ainda barómetros de mercado.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Reprise, Initiative, Unilever e Somersby são os grandes vencedores dos Prémios SAPO
Automonitor
Já pode encomendar o novo Citroën C1 JCC+ desde os 14.727 euros