Há falta de responsabilidade social corporativa em Portugal?

Apenas cinco marcas registam um índice de excelência ou robustez nesta área, de acordo com o RepTrak Pulse, estudo anual do Reputation Institute.

Em Portugal, entre mais de 180 organizações, apenas a Delta regista uma pontuação em intervalo de excelência (mais de 80 pontos), integrando as únicas cinco marcas percepcionadas como excelentes ou robustas (com avaliações acima dos 70 pontos) no Índice de Responsabilidade Social Corporativa . As outras quatro empresas são a Nestlé, Microsoft, Ikea e Unicer.

«Comparando com outros países, as empresas e as marcas em Portugal ainda não activam e comunicam devidamente os seus esforços de gestão, no que respeita à responsabilidade social corporativa», afirma Pedro Tavares, partner e CEO da OnStrategy | Reputation Institute em Portugal. O responsável acredita ser «mais fácil criar percepções em dimensões reputacionais como o produto, o serviço e a inovação do que nas dimensões que compõem o conceito de responsabilidade social corporativa», uma dimensão mais

Este índice do RepTrak Pulse – estudo anual que avalia os níveis emocional e racional de reputação das organizações e marcas junto do público geral – resulta da conjugação das dimensões ambiente de trabalho, cidadania e governo, com base em factores como a política de remuneração, bem-estar, igualdade de oportunidades, responsabilidade ambiental, suporte de causas nobres, influência no desenvolvimento da sociedade, abertura e transparência, ética e conduta do negócio.