Há filmes que escondem óptimas lições de liderança. Nomeadamente estes seis
O livro “O cinema inspira a vida”, da autoria do professor Paulo Miguel Martins, da AESE Business School foi apresentado recentemente. Em traços genéricos, a obra sugere 101 filmes recentes, com pistas de análise, que são lições de liderança e podem ser utilizadas como ferramenta formativa em ambientes de trabalho.
Para facilitar a pesquisa sobre cada filme, foram incluídos três índices, um elenca os títulos dos filmes e associa os principais temas abordados. Outro enumera os temas mais importantes e, para cada um, indica quais os filmes que se referem a esses temas de modo mais relevante. E um terceiro indica os realizadores por título.
«Poderá, assim, seleccionar com mais eficácia o filme, conforme o objectivo pretendido, usá-lo como ferramenta formativa no seu local de trabalho ou simplesmente como um recurso de entretenimento ou um modo de se distrair com a família assistindo a uma obra com valor», lê-se em comunicado.
Em baixo, estão alguns dos filmes referidos no livro:
Le Mans ’66: o duelo
Nos anos 60, a marca americana de automóveis FORD quis apresentar-se como uma marca “campeã”, vitoriosa e rápida. Para isso, apostou em conceber e produzir um automóvel que concorresse nas míticas corridas de Le Mans, precisamente contra a reputada marca europeia Ferrari. Uma aposta vencedora, que correspondeu ao sonho e à visão do gestor Lee Iaccoca, mas que só foi possível por uma certeira selecção de colaboradores, desde os técnicos e designers até aos pilotos e mecânicos, a motivação, a confiança e a persistência foram um dos segredos.
Elementos secretos
A história real de três mulheres negras a trabalharem na NASA é inspiradora de como é possível vencer barreiras e obstáculos através da competência e do profissionalismo. São três mulheres que se lançam, que tomam a iniciativa, desenhando uma estratégia para mostrar o seu valor, com factos concretos, gestos e atitudes genuínos e sinceros. Estudam os problemas, colaboram com as equipas. Partilham informação e chegam à solução, assim marcaram uma empresa e deixaram marca na História.
O chef
A gastronomia e a culinária são uma arte, que exige talento mas também profissionalismo. É uma área onde as relações humanas desempenham um papel chave, quer na relação com os clientes, quer na relação com os colaboradores e as chefias. Além disso, para além de se ter uma boa ideia e um bom projecto, é necessário apostar na divulgação. Neste caso, a estratégia do uso adequado das redes sociais e de uma política de marketing próxima do público-alvo será decisivo. Um aspecto curioso é que tudo começa com uma situação desastrosa à qual será possível dar a volta.
Oslo
Preparar uma negociação é essencial para que tenha êxito. Neste filme retratando os bastidores dos acordos de paz entre Israel e o Estado Palestiniano, confirma-se como a motivação é o motor da acção. Neste caso, duas pessoas organizam tudo para que os opositores se encontrem frente a frente. Preparam um lugar agradável, neutro, uma agenda com tempos e espaços para a troca franca de ideias. Há dificuldades intransponíveis logo de início mas também se apresentam logo as vantagens para os dois lados, cada impasse é dividido nos seus múltiplos aspectos, do menor ao mais complexo até à sua resolução completa e o impensável aconteceu.
The social dilemma (título em português de Portugal)
O mundo digital é uma realidade, que gera novas oportunidades e novos desafios. Envolve as empresas, as instituições e as próprias pessoas, desde a percepção com o que as rodeia, até à maneira como se interage com os outros e com as situações habituais do dia a dia. Este filme sugere pistas de como tirar partido destas novas ferramentas e evitar erros na sua utilização, evitando a ansiedade, o burnout e diversos distúrbios mentais, conhecer mais em profundidade o “universo digital” e pelas próprias palavras dos vários agentes envolvidos, é útil para quem queira melhorar a sua maneira de ser e de actuar.
Eu, Daniel Blake
O desemprego existe e acontece no mundo laboral. Ultrapassá-lo não é fácil e depende de casos a caso. Tantas vezes as burocracias são barreiras à boa vontade e às oportunidades que vão aparecendo. Neste filme aborda-se a questão da dignidade da pessoa e da sua integridade. Há sempre talentos escondidos que se podem desenvolver no contacto direto e pessoal com os outros, quando se toma consciência do que realmente os afecta e necessitam. Os números são importantes mas a gestão incide de facto em pessoas e elas dão o melhor de si quando se sabem e se sentem valorizadas.