Há seis universidades portuguesas entre as mil melhores do mundo

O Ranking de Xangai divulgou as mil melhores universidades do mundo de 2022. A norte-americana Harvard ocupa o pódio pelo 20º ano consecutivo e há seis portuguesas na lista. 

 

Este ano, mais de 2.500 instituições de ensino superior foram examinadas para estabelecer a classificação do ranking global, levado a cabo desde 2003 pela Shanghai Ranking Consultancy, e o top ten é ocupado por oito universidades norte-americanas e duas britânicas.

Portugal consegue seis instituições de ensino superior no ranking. A Universidade de Lisboa e Universidade do Porto surgem entre as 201.ª e 300.ª melhores do mundo. Seguem-se a Universidade de Aveiro e Universidade do Minho, entre as 400 e 500 melhores, e a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Coimbra estão entre os 500.º e 600.º lugares.

As norte-americanas Harvard, Stanford e Massachusetts Institute of Technology (MIT) – que delegou a britânica Cambridge para quarto lugar – estão nos 3 primeiros lugares. Seguem-se as universidades norte-americanas Berkeley (5.ª) e Princeton (6.ª) e a britânica Oxford (7.ª).

O Ranking de Xangai tem em conta seis critérios, incluindo o número de medalhas Nobel e Fields – o Nobel da Matemática – entre estudantes e professores de pós-graduação, o número de investigadores mais citados na sua especialidade e o número de publicações nas revistas Science and Nature.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*