
Há três MBA portugueses entre os 100 melhores do mundo
O Financial Times (FT) divulgou o seu ranking dos melhores Executive MBA e há três instituições portuguesas que se destacam.
O programa Executive MBA do The Lisbon MBA Católica|Nova ocupa a 70.ª posição no Financial Times Executive MBA 2025 e está no top 40 europeu, consolidando-se como o melhor Executive MBA em Portugal e o mais internacional do país.
O The Lisbon MBA Executive destaca-se nos indicadores de sustentabilidade. O programa evidencia-se pela sétima posição entre os Executive MBAs europeus na pegada de carbono e integra o top 30 no critério ESG, (Environment, Social and Governance), componente transversal no seu curriculum.
Já o Executive Master in Business Administration (EMBA) do Iscte Executive Education ocupa a posições 81.º do ranking liderado pela Washington University: Olin.
O grande destaque para o Executive MBA da escola de formação de executivos está no indicador de School Diversity, em que a percentagem de mulheres é a maior em Portugal, no que respeita ao corpo docente, estudantes e membros do board.
Também a Porto Business School (PBS), escola de negócios da Universidade do Porto, estreia-se no ranking mundial Executive MBA do Financial Times com o seu Executive MBA a alcançar a 95.ª posição.
De acordo com o FT EMBA Ranking 2025, o Executive MBA da PBS passa a figurar entre os três melhores programas de escolas de negócios com campus exclusivamente na Península Ibérica, ocupando a 34.ª posição entre as instituições localizadas unicamente na Europa.
O ranking destaca a PBS pelo sólido desempenho na categoria “Progresso de Carreira”, com um registo de aumento salarial médio de 59% entre os seus alumni, alcançando uma remuneração média anual de 157 mil dólares. No campo da “Diversidade Escolar”, a escola evidencia equilíbrio de género entre o corpo docente (50/50), além de bons resultados nas métricas ambientais – 23.ª posição na pegada de carbono e 46.ª na métrica de ESG. A satisfação dos alumni é igualmente elevada, com uma nota média de 8,48 em 10.