Há um novo projecto para promover a literacia digital e as competências socioemocionais em crianças

A Escola Vasco da Gama, em Sines, foi o palco do lançamento do projecto “Superpowers Portugal”, uma iniciativa que visa capacitar professores do pré-escolar e primeiro ciclo com ferramentas essenciais para o desenvolvimento de competências digitais e socioemocionais em crianças dos quatro aos oito anos.

Desenvolvido pela Power of Zero, em parceria com a APAN (Associação Portuguesa de Anunciantes) e mais concretamente através do seu Programa de Literacia para a Publicidade, o Media Smart Portugal, com o patrocínio da Start Campus, o “Superpowers Portugal” surge para responder à crescente necessidade de preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades de um mundo digital em constante transformação.

Este programa integra competências como empatia, pensamento crítico, resiliência e segurança online, promovendo um ambiente digital saudável e inclusivo para as crianças.

Nicholas Carlisle, CEO da Power of Zero, salienta que «a revolução digital oferece às crianças oportunidades extraordinárias de conectividade, criatividade e aprendizagem. Ao mesmo tempo, o aumento do acesso ao mundo online expõe-nos a conteúdos violentos e sexuais e aos riscos de conteúdos perturbadores, contactos indesejados, exploração comercial e danos ao seu bem-estar. Orgulhamo-nos da parceria com a Start Campus para trazer Superpoderes a Portugal, começando com um programa piloto em Sines. Ao longo do próximo ano, em parceria com Agrupamento de Escolas Sines, os alunos do jardim de infância e dos primeiros anos escolares irão aprender as competências de vida necessárias para navegar nas suas vidas online-offline. Este é o poder dos superpoderes.»

Ricardo Torres Assunção, secretário-geral da APAN, destaca a importância do projecto, «o Superpowers Portugal representa um passo importante na criação de um ambiente digital seguro e consciente para as crianças. Ao capacitar professores com as ferramentas adequadas, estamos a promover uma nova geração mais informada e preparada para lidar com os desafios do mundo digital.»