Há um novo selo que avalia e distingue o nível de bem-estar e felicidade nas organizações

A Scoring e a Academia da Felicidade uniram-se para lançar o selo que avalia e distingue o nível de bem-estar e felicidade nas organizações.

 

Este projecto, coordenado pela Scoring e desenvolvido em parceria com a Academia da Felicidade, vai atribuir a distinção “Excelente Bem-Estar e Felicidade Organizacional” às entidades que obtenham na avaliação estruturada, uma classificação igual ou superior a 75%.

Mais do que medir, esta iniciativa pretende incentivar a adopção de práticas de gestão que coloquem as pessoas no centro das estratégias organizacionais.

A Distinção “Excelente Bem-Estar e Felicidade Organizacional” tem como benefícios: aumento da produtividade, redução da rotatividade, melhor clima organizacional, melhor saúde e bem-estar, criação de uma cultura de felicidade, e satisfação dos clientes.

Além disso, as empresas potenciam melhorias significativas na sua reputação, atraindo e desenvolvendo os melhores talentos e criando um ambiente de trabalho que contribui diretamente para a satisfação do cliente.

Quais serão as organizações verdadeiramente excelentes? Esta é a pergunta que marca o ponto de partida para uma nova era empresarial.

Para a Scoring, consultora multinacional que conta actualmente com mais de 5000 empresas clientes, esta área de actividade é, nas palavras do seu CEO, Carlos Gouveia, «o prolongamento do caminho que temos feito sobretudo com as PME nacionais, em torná-las mais resilientes e com mais futuro”. Continuando, “depois de nos termos focado na solidez financeira das empresas (consultoria, formação e certificação), lançámos mais recentemente a linha de serviços relacionada com a Sustentabilidade / ESG (consultoria, formação e app), focarmo-nos agora nas pessoas, no seu bem-estar e felicidade, parece-nos a peça que encaixa perfeitamente neste puzzle.»

Para Sofia Manso, CEO da Academia da Felicidade e head of People do Grupo Bernardo da Costa, «esta parceria valida, cientificamente e institucionalmente, os valores, missão e visão da Academia da Felicidade, reforçando assim o posicionamento da Academia como referência no desenho de soluções. Este selo representa um compromisso com a excelência humana nas organizações. É a concretização de um novo paradigma onde o bem-estar e a felicidade deixam de ser temas periféricos para se afirmarem como pilares centrais da estratégia empresarial. Com esta iniciativa, reforçamos perante as organizações que cuidar das suas pessoas é essencial para transformar o panorama empresarial em Portugal.»

Também Ricardo Costa, chairman do Grupo Bernardo da Costa, reforça, «na Academia da Felicidade, sempre acreditámos que o bem-estar e a felicidade nas organizações não são complementos, mas sim ativos estratégicos com impacto mensurável. Esta parceria com a Scoring, entidade de referência em idoneidade e excelência no tecido empresarial, reforça o nosso compromisso com uma nova geração de organizações: mais humanas, mais conscientes e mais sustentáveis. Acreditamos que liderar com propósito é hoje o maior diferencial competitivo, e este selo será a evidência concreta de que as empresas que cuidam das pessoas estão, inevitavelmente, a cuidar do futuro.»

As candidaturas são gratuitas, assim como o certificado de excelência com a respectiva classificação e avaliação global. Este processo é gerido pela Scoring, que irá também assegurar a comunicação e divulgação junto do tecido empresarial nacional com o apoio da Academia da Felicidade na mobilização do seu ecossistema de impacto.

Esta distinção abrange tanto entidades públicas como organizações privadas, e tem como requisito a organização ter um mínimo de 10 colaboradores. Há outros requisitos que serão analisados apenas após a inscrição na distinção.

As candidaturas estão abertas aqui.

Ler Mais