Há uma “arma secreta” para a retenção de talentos que as empresas estão a subestimar

A Responsabilidade Social é agora, mais do que nunca, uma parte importante da estratégia de negócios das empresas. Com a Responsabilidade Social Empresarial, as empresas conseguem não só aumentar o seu impacto positivo no mundo, tendo vários benefícios a nível social, ambiental e económico, mas, também, ajudar na retenção de talento e a encontrar os melhores candidatos para as vagas que dispõem.

 

O site solides afirma que, ainda que o factor monetário seja importante na procura por um emprego, a Responsabilidade Social assume cada vez mais um papel decisivo na hora de escolher a empresa. Segundo um estudo da Net Impact, mais de metade dos trabalhadores questionados (53%) afirmam que ter um trabalho onde possam gerar impacto positivo é importante para a sua felicidade e 58% aceitariam ganhar menos 15% do seu salário actual para trabalhar numa empresa com valores semelhantes aos seus.

De acordo com a Millennial Careers: 2020 vision, publicada pela Manpower Group, a Responsabilidade Social é um dos critérios mais valorizados na altura de escolher um emprego e os Millennials, geração que corresponde actualmente a 50% da força laboral, preferem trabalhar em empresas com propósito.

A importância da Responsabilidade Social para as empresas
As empresas que investem em iniciativas de Responsabilidade Social são mais estáveis e estão mais preparadas para enfrentar crises sociais e económicas, conseguindo melhores resultados a longo prazo e garantindo a sustentabilidade do negócio no futuro.

Ter acções de Responsabilidade Social criadas de forma ética e responsável gera muito mais do que apenas impacto positivo na sociedade. Está directamente ligado a vantagens como:

Decisões administrativas baseadas no benefício de todos e não apenas da empresa;
Aumento da produtividade e o sentimento de pertença dos colaboradores e stakeholders;
Mais valor e reconhecimento do negócio;
Cria um ambiente de cooperação nos negócios;
Investimento em inovação e desenvolvimento sustentável;
Responde às necessidades da comunidade em que se insere;
Estimula a movimentação da economia local;
Aumenta a vantagem competitiva da empresa em relação às exigências dos clientes;
Consegue benefícios sociais e parcerias;
Resiliência para a gestão de riscos e cenários de crise;
Melhora a reputação da empresa na sociedade.

Como reter talento com a Responsabilidade Social
Um colaborador feliz não deseja sair da empresa onde trabalha e está mais motivado para a ajudar a alcançar o sucesso.

Razões que explicam porque a Responsabilidade Social ajuda os Recursos Humanos na retenção de talento:

Selecionar candidatos alinhados aos valores da empresa
De acordo com um estudo da Deloitte, um candidato à procura de emprego, não procura apenas um salário competitivo, mas quer diversidade e flexibilidade no trabalho e líderes com prioridades alinhadas com as suas. Uma boa forma de conseguir alcançar estes critérios é ter acções de Responsabilidade Social alinhadas com os valores dos candidatos, algo que vai, também, posicionar a empresa à frente de competidores que não defendem os mesmos princípios.

Ter uma estratégia de Responsabilidade Social efectiva
Uma estratégia de Responsabilidade Social com iniciativas que vão criar impacto positivo na sociedade, ajuda a melhorar a cultura da empresa, o envolvimento com os colaboradores e na retenção de talento. Acções de voluntariado empresarial inseridas numa estratégia de Responsabilidade Social ajudam os colaboradores a sentirem-se úteis, felizes e realizados e a associar esses sentimentos positivos com o seu trabalho, dando-lhes motivação para se empenharem nas suas tarefas e ajudar a empresa a atingir os seus objectivos.

Oferecer um ambiente agradável
Quando as empresas implementam boas práticas ligadas à Responsabilidade Social no seu ambiente de trabalho, os trabalhadores têm tendência a mostrar mais comportamentos de cooperação e a ajudar mais os colegas. A Responsabilidade Social é responsável por melhorar e fortalecer relações laborais.

De igual forma, mostrar abertura para ouvir as opiniões e ideias dos colaboradores em relação às iniciativas de Responsabilidade Social que desejam implementar ou perceber com que temáticas sociais ou ambientais estão preocupados, ajuda a melhorar o ambiente laboral, a ver a empresa como uma entidade alinhada e coesa e a cimentar um sentimento de união.

Melhorar condições e benefícios
Atender às necessidades dos trabalhadores através de acções que os ajudam e melhoram a sua qualidade de vida e o meio ambiente, é uma forma de reter talento.

Se a empresa implementar alguma flexibilidade para melhorar a vida dos seus colaboradores, como poderem trabalhar remotamente ou oferecer alguns benefícios como dias extra de férias, estão a promover um equilíbrio mais saudável entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores.

Aumentar a diversidade
Ao aumentar a diversidade, as empresas estão, também, a tornar-se mais inovadoras, mais inclusivas e capazes de produzir bens úteis e adaptados à realidade. É, também, uma forma de fazer com que os colaboradores se sintam mais incluídos, realizados e motivados.

Ter trabalhadores portadores de deficiência, provenientes de diferentes contextos sócio-económicos ou de países diferentes é uma forma de alcançar sucesso social e financeiro. Uma empresa que aposta na diversidade, demonstra que está aberta a diferentes opiniões, oferecendo um ambiente onde todos podem florescer.

 

Ler Mais