Há uma maneira de distinguir os grandes líderes dos medíocres. E Bill Gates sabe como

Há uma diferença entre quem dá ordens e toma decisões só porque parecem bem e quem tem respostas para os problemas da organização e assume a responsabilidade por eles. O co-fundador da Microsoft, milionário e filantropo, Bill Gates, diz-lhe como distinguir os grandes líderes dos medíocres.

 

Para Gates, o foco prioritário no empoderamento (empowerment, em inglês) das equipas é uma marca dos bons líderes, segundo o portal “Inc.”. Na prática, é preciso colocar as pessoas em primeiro lugar e dar-lhes um sentido de confiança e espaço para tomarem decisão.

No fundo, se não consegue confiar nas pessoas a quem delega responsabilidades o mais provável é acabar a estar sempre a olhar por cima do ombro. Assim sendo, o “Inc.” partilha três dicas que vão ajudá-lo a implementar uma filosofia de empowerment. Tome nota:

  1. Tente conhecer os elementos da sua equipa.  Quebre as barreiras hierárquicas e tente conhecer as pessoas que estão por detrás do profissionais. Vai ajudá-lo a trabalhar a confiança.
  2. Comunique como um líder. Esta é uma qualidade que deve ser desenvolvida com urgência. Os grandes líderes têm dotes de comunicação invejáveis e ouvem com atenção os colaboradores.
  3. Cuide dos outros. Os grandes líderes são altruístas e evitam conflitos que possam matar o espírito de equipa.