Huawei assinala 15 anos em Portugal dando voz aos colaboradores
Para assinalar os 15 anos de actividade em Portugal, a Huawei revela os principais desafios pelos quais tem passado, pela voz dos seus próprios colaboradores. Foco no cliente, dedicação, perseverança e reflexão são, na opinião dos colaboradores, os factores-chave que explicam o crescimento da Huawei também em Portugal.
Actualmente, a Huawei conta com cerca de 120 colaboradores em Portugal, mas nem sempre foi assim. Há 15 anos, quando a empresa entrou no mercado nacional, tinha um escritório pequeno de apenas 20 pessoas. São vários os colaboradores que se mantêm na empresa há mais de uma década, mantendo o espírito desafiador dos primeiros tempos.
Um destes exemplos é João Matos Maria, Key Account director, que está na empresa desde 2007. «No início, era uma experiência completamente nova, nenhum dos meus amigos conhecia a Huawei, por exemplo. Mas sentia que já fazíamos a diferença», afirma.
O responsável assinala que Portugal pode ser um país pequeno em dimensão, mas é muito inovador, sendo até ser visto na Huawei como “um laboratório da Europa”, apresentando como exemplo o lançamento de telemóveis com a marca Huawei. João Matos Maria revela que a empresa até então «fazia telemóveis com a marca dos operadores. O primeiro telemóvel com marca Huawei na Europa foi lançado em Portugal. O sucesso foi tão grande que fomos apresentar o caso lá fora».
Sara Mendes, Senior Solutions manager, começou a trabalhar na empresa aos 25 anos e recorda um dos principais marcos do seu percurso aquando da implementação de cabos submarinos nos Açores, um projecto em que esteve directamente envolvida e que foi “muito gratificante”.
A responsável realça também as possibilidades de networking da empresa, já que facilmente está em contacto com outros colaboradores a nível mundial, por exemplo, da área de Investigação e Desenvolvimento, para dar a melhor resposta às necessidades dos clientes nacionais.
E acrescenta, «quando entrei na empresa, vinha de uma realidade com milhares de pessoas. Ao início, foi uma diferença grande porque éramos poucos. Mas, apesar de ser nova, senti que a minha opinião e o meu conhecimento eram valorizados. Passei a ter a oportunidade de participar em reuniões importantes, onde se tomam decisões e onde a minha opinião é ouvida. Isso fascinou-me desde o início».
Já Nuno António, Delivery & Services VP, realça também o intercâmbio, referindo que há vários portugueses a trabalhar na Huawei noutros países.
Na empresa desde 2006, o responsável refere «a principal diferença é que agora somos muito mais conhecidos do que no início. Quando me juntei à empresa, tínhamos um pequeno escritório, no antigo Edifício da Bolsa, e devíamos ser umas 20 pessoas. Agora temos um escritório cada vez maior, somos mais de uma centena de pessoas e estamos a contratar. Ao longo destes mais de 10 anos, sinto que todos os dias são diferentes. Mas tentamos sempre inovar e evoluir, e sentimos que temos as ferramentas para o alcançar», destaca.
João Matos Maria acrescenta ainda que «a Huawei guia-se por princípios como a forte inovação tecnológica e um grande foco no cliente. Há uma cultura de ouvir o cliente e de nos adaptarmos às suas necessidades, em vez de irmos lá só vender um produto ou uma solução. A isto, aliamos um enorme espírito de resiliência».
A Huawei é uma empresa privada fundada em 1987. Conta actualmente com cerca de 194 mil colaboradores a nível mundial, com operações em mais de 170 países e regiões. Em Portugal, começou a sua actividade em 2004.
«Esta é uma história que merece ser contada. Considerámos, por isso, que a melhor forma de assinalar os 15 anos de actividade em Portugal passava por dar voz a quem faz parte da empresa desde os primeiros anos e esteve presente em diferentes fases do seu crescimento», sublinha Diogo Madeira da Silva, head of Public Affairs and Communications. «Desde a sua génese, a Huawei sempre procurou contribuir para o desenvolvimento do país e isso contempla também a aposta e o reconhecimento do talento português.»