Huawei atribui bolsas a 50 estudantes do ensino superior das áreas da engenharia e tecnologia

Margarida Lopes
18 de Abril 2022 | 17:00

A primeira edição do Programa de Bolsas Universitárias da Huawei Portugal, que recebeu mais de 3000 candidatos, consagrou o desempenho académico de 50 estudantes do ensino superior das áreas da engenharia e tecnologia numa cerimónia que decorreu na Estufa Fria, em Lisboa.

 

Perante a plateia de convidados, entre eles o grupo de jurados composto por uma dezena de individualidades de destaque que criteriosamente seleccionou os 50 candidatos a quem foram atribuídas as bolsas, o CEO da Huawei Portugal fez questão de congratular todos os estudantes presentes pela conquista alcançada. «Este programa de bolsas universitárias é uma oportunidade única para quem quer investir no seu futuro, e os estudantes aqui reconhecidos serão os líderes de amanhã», disse Tony Li.

Corroborando as palavras do responsável máximo da Huawei Portugal, Luisa Ribeiro Lopes, presidente do .PT, entidade parceira desta iniciativa, por sua vez salientou que  «a aposta na educação e na capacitação de profissionais em áreas como a engenharia e a tecnologia tem sido determinante para a afirmação do País à escala global, principalmente num momento em que a transição digital é uma realidade incontornável, sobretudo para aquelas e aqueles que querem posicionar-se no pelotão da frente».

Entre os 50 bolseiros, sendo que cerca de metade é do género feminino, encontram-se estudantes com diversos graus académicos, da licenciatura ao doutoramento, com especial incidência para a licenciatura (40% dos alunos) e para jovens entre os 18 e os 23 anos (72%). Dos vários cursos existentes nas áreas STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), os de Engenharia Informática, Engenharia Electrotécnica de Computador e Engenharia Informática alcançam a maioria, com 28 estudantes no total.

Continue a ler após a publicidade

O Programa de Bolsas Universitárias da Huawei Portugal, além de ser planeado em estreita colaboração com o .PT, contou ainda com a contribuição do INCoDe.2030 e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade do Género, e com os apoios do Portugal Digital e da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

Partilhar


Mais Notícias