Huawei estabelece mais uma parceria no ensino superior para o desenvolvimento de talentos em TIC

A Huawei Portugal e Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) formalizaram uma parceria para implementação da ICT Academy.  Através da iniciativa ICT Academy, a Huawei vai dar a professores e alunos desta instituição de ensino acesso privilegiado a conteúdos e experiências formativas alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

 

O programa ICT Academy da Huawei, lançado em Portugal em Julho de 2020, pretende aproximar alunos e docentes da realidade das empresas e da sua inovação tecnológica, através do enriquecimento dos conteúdos formativos.

No caso do ISEC, e de forma a potenciar uma melhor transferência de conhecimento, a parceria incide particularmente em matérias como Internet of Things, WLAN, Storage, IA e 5G. A disponibilização de novos conteúdos nos planos curriculares, cursos ou ações de formação e certificação de docentes e formadores são alguns dos privilégios que o estabelecimento de ensino superior sediado em Coimbra terá acesso.

«Com a implementação do programa ICT Academy nesta instituição de ensino superior, a Huawei vai disponibilizar recursos e ferramentas inovadoras que irão capacitar os estudantes e docentes do ISEC para a produção de soluções competitivas neste setor e na transmissão de conhecimento à sociedade. O estabelecimento desta parceria com uma das maiores empresas tecnológicas a nível mundial é mais uma concretização da ligação do nosso ensino e da nossa investigação às empresas, ajudando a que estas se tornem mais competitivas no mercado», refere Mário Velindro, presidente do ISEC.

Para Diogo Madeira da Silva, head of Public Affairs & Communications da Huawei Portugal, «a consagração desta parceria é, no âmbito do programa ICT Academy, a primeira do ano 2021, simbolizando assim o empenho da Huawei em continuar a consolidar a sua estratégia no campo do conhecimento ao alcance de todos. Este protocolo disponibiliza a todos os professores e estudantes do ISEC ferramentas essenciais para o seu enriquecimento curricular e profissional, assim como proporciona uma gradual aprendizagem na utilização da tecnologia de última geração».

 

As mulheres na era digital
Além desta parceria recente, a Huawei celebrou o dia Internacional da Mulher com a realização de um debate intitulado «Mulheres na Era Digital: Libertar o Potencial do Talento Feminino para uma Europa Mais Forte», dividindo-se por dois painéis de discussão que se focaram na igualdade de género, na diversidade e na inclusão no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e na sociedade como um todo – “Participação das Mulheres na Recuperação da Europa” e “Mulheres na Cibersegurança”.

A web conference contou com a presença de representantes de organismos europeus e de associações da indústria e também de vários eurodeputados, entre eles a keynote speaker convidada, Maria da Graça Carvalho.

A ex-Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior, actual eurodeputada e coordenadora do relatório do Parlamento Europeu, «Colmatar o fosso digital entre homens e mulheres: participação das mulheres na economia digital», fez questão de salientar que, para atingirmos uma verdadeira igualdade do género, «temos de nos certificar de que eliminamos os obstáculos à participação das mulheres na economia digital. Não podemos permitir que o digital se torne uma nova forma de discriminação». «Precisamos de agir», rematou a eurodeputada portuguesa, ainda acrescentando que «a importância dos modelos de comportamento é crucial para que as mulheres se identifiquem com outras mulheres bem-sucedidas neste sector».

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*