Hub tecnológico da Volkswagen lança programa para recém-licenciados

A Volkswagen Digital Solutions (VWDS), hub tecnológico do Grupo Volkswagen para a transformação digital, lançou a sua primeira academia de jovens recém-licenciados, num programa desenhado para lhes dar as ferramentas necessárias para a sua integração na equipa.

Durante um ano, os novos trainees serão inseridos nas equipas de produto e acompanhados no desempenho das suas funções, IT analyst ou Software developer, nas três tech units da empresa. Application Management Services (AMS), que faz o suporte aplicacional de várias marcas e desenvolvimento de software para o Grupo Volkswagen; a MAN Digital Hub (MDH), que desenvolve produtos digitais para as áreas de logística, transportes e veículos comerciais da Marca MAN Truck & Bus; e o Software Development Center (SDC:LX), que desenvolve produtos digitais centrados no utilizador, através de metodologias como o pair-programming e user-centric design, para várias marcas do Grupo.

A taxa de turnover (taxa de rotatividade) das posições junior na Volkswagen Digital Solutions é de 0%. E Joana Martins, responsável pela Júnior Academy, explica porquê: «a nossa equipa é bastante diversificada, tem muito know-how e a exposição à equipa de liderança é grande. Sabemos que estes são fatores que têm impacto na hora da decisão e juntando o facto de estarmos a construir produtos para todo o mundo, com impacto numa organização com mais de meio milhão de colaboradores, torna o nosso trabalho não só pertinente, mas sobretudo relevante num contexto global».

Durante o último ano lectivo, a Volkswagen Digital Solutions esteve presente em várias feiras de emprego, nas principais universidades nacionais e em eventos onde teve oportunidade de apresentar a empresa a jovens finalistas.

Depois de receber as candidaturas, o processo de recrutamento para a Junior Academy consistiu em três fases: speed interviews (entrevistas rápidas) com a equipa de recursos humanos, depois as dinâmicas de grupo e, por fim, uma última entrevista relacionada com a função a desempenhar.

Os trainees da Junior Academy da Volkswagen Digital Solutions foram recebidos esta semana na empresa num evento com a presença do CEO. Fizeram parte da agenda de onboarding diversas iniciativas que os levaram a explorar, conhecer a organização e a saber mais sobre os seus produtos digitais.

Desenvolver jovens é, hoje, uma das estratégias-chave para fazer face à escassez de talento de IT no mercado. A Volkswagen Digital Solutions não é exceção entre as tecnológicas instaladas em Portugal, que continuam a crescer e à procura de talento. Até ao final do ano, a VWDS conta chegar aos 300 colaboradores e, pelo menos, aos 450 em 2023.

Neste momento, a equipa é composta por mais de 200 profissionais de mais de 16 nacionalidades, de países tão diversos como a Sérvia, o Brasil, a Irlanda, a Roménia, a África do Sul, a Índia e Portugal.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*