Humanizar o mundo dos negócios

Em Novembro passado, Lisboa recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o evento anual House of Beautiful Business. Com o “apadrinhamento” da Galp, a semana culminou com “The Future of Learning Summit”, que teve como mote o “desconhecido”.

Por Ana Leonor Martins

Na mesma semana em que a capital portuguesa recebeu a Web Summit, onde o foco esteve na tecnologia, em House of Beautiful Business (HoBB) falou-se de uma forma diferente de se sentir e viver o mundo do trabalho, e de nos mantermos humanos.

A Galp, que desde fim de 2015 está a trabalhar a transformação das suas pessoas e a pensar o futuro da organização, trazendo um lado mais humano, criativo, de colaboração e sustentabilidade para o negócio, assumiu-se como parceira estratégica da HoBB, assegurando a co-curadoria deste think tank global que funciona em registo de comunidade e promove a humanização nos negócios, na era das máquinas e do digital. O objectivo não passa por encontrar respostas mas sim fomentar a reflexão, procurar novas perspectivas, visões desconhecidas, estimular a mente.

Como patrona do evento, a energética portuguesa propôs-se «contribuir para mudar mentalidades e humanizar o mundo dos negócios e da tecnologia, fomentando uma visão holística sobre a sociedade e sobre o mundo, através de um equilíbrio físico, emocional e energético, que nos permita viver num mundo melhor». A Galp não só assegurou a co-curadoria da reunião anual, como contribuiu para algumas partes do programa, tendo Paulo Pisano, director de Pessoas da empresa sido um dos oradores, participando num painel sobre transformação movida por objectivos.

Duranta uma semana, a HoBB juntou em Lisboa cerca de 300 profissionais, de CEO e fundadores de empresas a cientistas e artistas, passando por directores de Recursos Humanos, num espaço de conversas e discussões sobre temas como os modelos de liderança com propósito e paixão, a criação de empresas e ambientes de trabalho mais humanos ou a necessidade de aprofundar ligações pessoais na era da automação, havendo também lugar, por exemplo, para workshops de cozinha, yoga, momentos musicais, performances ou sessões de mindfulness, numa experiência assumidamente imersiva.

O culminar da semana foi com o “The Future of Leadership Summit”, que se realizou no Dear Lisbon – Gallery House, num evento exclusivo que, num ambiente intimista, reuniu um grupo restrito de líderes na área de Recursos Humanos, desenvolvimento e educação, para analisar modelos e práticas de aprendizagem, numa época de mudanças exponenciais. Desde 2015 que a Galp aposta na celebração da aprendizagem e do desenvolvimento através de vários eventos e este ano, pela primeira vez, associou-se ao HoBB para promover uma experiência mais ampla, mais internacional, mais ousada e mais… romântica.

Paulo Pisano e Tim Leberecht, co-fundador da The Business Romantic Society e cocurador da HoBB, foram os anfitriões deste “dia-extra”, que teve como mote o “un-known”. O desafio foi explorar e pensar naquilo que não conhecemos e naquilo que não sabemos, que é muito maior do que aquilo que sabemos. Falou-se de agilidade em vez de controlo, do fim dos especialistas, e de como pode a aprendizagem evoluir num mundo onde estar “à frente” significa estar em território desconhecido. Ali, criou-se um “espaço seguro”, onde é normal não saber, onde o objectivo é estimular a curiosidade, criar um espaço de partilha, de experiências e ideias.

Ao longo do dia, através de palestras inspiradoras, sessões práticas de trabalho e experiências imersivas, cada participante pode aprender um bocadinho mais sobre sim próprio e aumentar a consciência de que, como disse Sócrates, a verdadeira sabedoria é saber que nada sabemos.

Leia a reportagem na íntegra e fique a conhecer todas as apresentações que foram feitas, na edição de Dezembro da Human Resources.

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