IEFP premeia 11 entidades com o título Entidade Empregadora Inclusiva

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) atribuiu esta semana, pela primeira vez, a marca Entidade Empregadora Inclusiva a 11 entidades, numa iniciativa que pretende encorajar mais igualdade nas adopção de práticas de gestão, para pessoas com deficiência e incapacidade.

As entidades podem usar esta marca durante os próximos dois anos. À primeira edição da marca Entidade Empregadora Inclusiva candidataram-se 99 empresas e instituições públicas e privadas de todo o país.

As entidades distinguidas em 2017 são a CAID – Cooperativa de Apoio à Integração de Deficiente, o El Corte Inglés, a Fundação ADFP – Assistência Desenvolvimento e Formação Profissional, a Horizonte – Cooperativa de Solidariedade Social e de Ensino, a MAPADI – Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual, o Município de Ílhavo, o Município de Portel, a Santa Casa da Misericórdia de Almada, a Santa Casa da Misericórdia do Porto, o Teatro Nacional de D. Maria II e a Universidade de Aveiro.

A marca Entidade Empregadora Inclusiva reconhece práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas pelas entidades empregadoras relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade, contribuindo para criar condições de maior igualdade no acesso, manutenção e progressão na carreira das pessoas com deficiência e incapacidade.

Nesta primeira edição, o processo de atribuição da marca Entidade Empregadora Inclusiva iniciou-se nos meses de Janeiro e Fevereiro. Depois das candidaturas, seguiu-se uma avaliação da responsabilidade de um júri constituído por uma personalidade de reconhecido mérito e por representantes das associações empresariais e sindicais, organizações que apoiam pessoas com deficiência, organizações da economia social e da administração central e local de uma comissão de peritos constituída pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial, da Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas e do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável

Criada em 2015,  a marca Entidade Empregadora Inclusiva é uma iniciativa do IEFP, atribuída em parceria com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial, a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas e o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

Veja também estas notícias.

Ler Mais