Imagina quantos portugueses estão actualmente à procura de casa para comprar (e onde)?

De acordo com um estudo do Idealista, a maioria dos portugueses inquiridos diz estar à procura de uma casa para comprar (70,2%), uma em cada três pessoas inquiridas procura casa para comprar na mesma cidade e na mesma freguesia onde hoje reside.

 

Quem procura casas à venda admite olhar também para outras freguesias da mesma cidade (18,9%) e para outras cidades no mesmo distrito de residência (23,1%). Mudar de casa e de vida para outro distrito está em cima da mesa para uma em cada quatro pessoas que procura casa para comprar, revela o estudo do idealista/data.

Já quem procura uma casa no mercado de arrendamento está menos disposto a mudar a sua localização actual, seja para outras freguesias, cidades ou até mesmo distritos.

Um em cada cinco inquiridos diz querer mudar de casa para uma habitação maior. As casas com dois ou três quartos são mesmo as mais procuradas (é a preferência de mais de 80% dos participantes)

O estudo mostra que há ainda outros factores a ter em conta na hora de procurar uma nova habitação para viver. Os bons preços, qualidade de vida, ter bons acessos, parques, zonas verdes, praias e serviços por perto são os pontos mais importantes para os mais de mil utilizadores do idealista inquiridos, seja para comprar ou arrendar. De notar, por outro lado, que quem quer arrendar uma casa dá especial importância à proximidade ao local de trabalho.

O mesmo estudo revela que quase 42% dos participantes diz ter um orçamento para comprar casa compreendido entre os 100 mil euros e os 200 mil euros.

Ler Mais