Imobiliário: a janela de oportunidade (de emprego) para profissionais do Turismo. Eis porquê

O sector do Turismo está a ser um dos mais afectados com a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas, as quebras são acima dos 80%, com o sector hoteleiro algarvio a registar perdas de cerca de 850 milhões de euros, indica a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve. Ao contrário da zona centro do País, em que o Turismo Rural está quase a 100% de ocupação, a zona sul sentiu-se mais afectada com a ausência de estrangeiros.

 

Por Constanza Maya – Head of Operations, Expansion and Support de Portugal, Espanha e Andorra da Engel & Völkers

 

Para os profissionais de Turismo, estes números são um rude golpe, e se não pensarmos somente na época alta, mas sim desde o início da quarentena no mês de Março, este sector foi dos primeiros a ser atingido, em que afectou desde motoristas de tuk-tuk a guias turísticos na capital de Lisboa, que por mês chegavam a angariar sensivelmente cerca de três mil euros.

Mas é costume do povo português dizer: “Quando se fecha uma porta, abre-se uma janela”. E neste sentido o mercado imobiliário surge como uma oportunidade, já que os profissionais deste sector possuem uma série de competências e experiência acumulada que podem ser muito valiosas no sector imobiliário.

O mercado imobiliário, dinâmico, exige profissionais pró-activos e que estejam dispostos a assumir o controlo dos seus próprios negócios. Os consultores imobiliários detêm uma grande autonomia e são eles que estabelecem os próprios objectivos e que definem os próprios horários. A capacidade de se organizar e gerir equipas são duas das competências que melhor se adaptam às necessidades deste mercado. As pessoas que trabalharam anteriormente como operadores turísticos têm a maior parte destas qualidades profissionais, para as quais existe, como é natural, uma certa dose de ambição. Além de terem, por norma, uma facilidade com os idiomas o que, sendo a Engel & Völkers tão internacional e atraindo tantos clientes estrangeiros, é uma vantagem maravilhosa para poder acompanhar da melhor maneira os clientes.

Dinamismo é o grande pilar para os profissionais do Turismo. Um guia turístico em Lisboa, num grupo de 20 pessoas, com várias nacionalidades diferentes, tem a tarefa de explicar a história da capital, sendo obrigado a por vezes dizer a mesma mensagem em diferentes idiomas, para que todos no grupo possam acompanhar. Mas acima de tudo o guia turístico quer criar uma experiência única. Muito além do passeio é a marca que deixa em quem acompanha a tour turística.

Este detalhe é essencial para o negócio imobiliário. É a atenção que se dá ao cliente. Tanto compradores como vendedores que lidam com um consultor imobiliário, esperam que este lhes transmita credibilidade e confiança em qualquer transacção, bem como clareza na prestação de todas as explicações. É evidente que qualquer profissional que tenha trabalhado diretamente com o público ou que tenha oferecido serviços específicos, por exemplo, em agências de viagens ou em companhias de seguros, será capaz de satisfazer as expectativas até dos clientes mais exigentes. O facto de dominarem vários idiomas é outro passo no sector imobiliário, especialmente no negócio de propriedades de luxo, onde em Portugal os compradores são na maioria estrangeiros.

Mas porquê o sector imobiliário e não outra área onde estes profissionais – agora com o negócio muito estagnado – se possam inserir? A razão é que trabalhar como consultor imobiliário em muitos aspectos responde às necessidades dos profissionais de Turismo. A começar por permitir a conciliação da vida familiar e profissional, graças à grande possibilidade de auto-gestão do tempo e também à possibilidade de trabalhar uma grande parte do dia através de teletrabalho. A presença nas agências imobiliárias é facultativa, já que o trabalho essencial é feito no contacto com os clientes.

A remuneração também é apelativa. Os consultores imobiliários aspiram a auferir tabelas de rendimento elevadas, mais, inclusive, para quem está no segmento premium, algo pretendido pelos profissionais de Turismo. Acrescentar também a estrutura que está por detrás do negócio imobiliário, onde os consultores imobiliários de hoje, encontram um forte investimento em publicidade e marketing da marca para a qual trabalham, que contribui para melhorar a visibilidade do negócio.

Existem muitas razões e incentivos para iniciar uma carreira no sector imobiliário com o apoio de uma empresa líder de mercado, e para quem viu a pandemia do COVID-19 estagnar o negócio, tem no imobiliário a oportunidade de trabalhar com a mesma dinâmica e atingir objectivos semelhantes.

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