Incerteza económica está a levar portugueses a uma nova prática

O processo de decisão de compra será, neste ano, mais longo. Na época de compras, que começa com o Dia de Compras na Net, a 20 de Outubro, e que se prolonga até ao final do ano, 77% dos portugueses irão passar mais tempo a pesquisar produtos e a comparar preços em busca das melhores opções. Esta é uma das principais conclusões do Google Consumer Survey Portugal realizado em Junho.

Este dado vem seguido pela lealdade dos consumidores em relação às marcas. Quase metade dos portugueses (49%) está aberta a experimentar produtos de novas empresas de forma a encontrar marcas mais baratas (54%).

Apesar do aparente pessimismo económico dos consumidores, os dados oficiais mostram o contrário. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o sector do retalho apresentou crescimento em todos os meses de 2023. Além disso, os indicadores económicos apresentam optimismo para a segunda metade do ano, com a expectativa de aumento do consumo privado ainda em 2023.

E, para acompanhar o crescimento do consumo, o digital terá uma importância maior na decisão de compra, mas sem tirar a ida às lojas físicas. Segundo o Smart Shopper 2023 Study, 38% dos consumidores portugueses usam novas ferramentas e tecnologias para ter inspiração sobre o que comprar nos últimos seis meses.

Mas, mesmo assim, os consumidores também não deixam de ir às lojas para fazer compras, 40% dos entrevistados pelo Google Consumer Survey de Junho irão comprar tanto em lojas online quanto físicas, revelando um comportamento mais omnicanal.

Para ajudar no processo de decisão, os portugueses pesquisam não só pelo preço dos produtos mas também por reviews feitos por outros consumidores. O Google Trends mostra a evolução da procura por “reviews” na Pesquisa Google em Portugal face a 2022 – um crescimento de 24%.

Embora muitos consumidores estejam abertos a novas marcas e experiências, é importante também mantê-los fiéis para que a experiência não acabe apenas numa única compra.

Uma informação importante para ajudar a manter a lealdade dos portugueses é que 46% irão esperar pelos descontos e promoções, de acordo com um outro Google Consumer Survey feito em Setembro deste ano. Isso significa que as marcas podem antecipar-se  ao consumidor. Quanto mais cedo as marcas começarem a comunicar mais cedo irão levar os consumidores a comprar.

E quais momentos os portugueses escolhem para as suas compras? Mais da metade dos consumidores (54.5%) escolhem os Saldos para adquirir um produto, superando até a tradicional festividade do final de ano, o Natal. E, como se observa no gráfico abaixo, a Black Friday já é hoje uma data de grande importância para as compras, assim como o Prime Day que se equipara ao, agora tradicional, Cyber Monday.

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