A taxa de desemprego caiu para 6,1% no terceiro trimestre deste ano, atingindo o valor mais baixo desde a série iniciada em 2011. Este valor é inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) ao do trimestre anterior e em 0,6 p.p. ao do trimestre homólogo de 2018, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
A população desempregada, de acordo com os dados hoje divulgados foi estimada em 323,4 mil pessoas e diminuiu 1,5% (5,1 mil) em comparação com o trimestre anterior e 8,3% (29,3 mil) em relação ao terceiro trimestre de 2018.
Os dados do INE mostram, sem surpresas, que no período em análise existiam mais mulheres desempregadas do que homens (178 mil); que as pessoas com mais de 45 anos são as mais afectadas; e que do total de 323 mil pessoas desempregadas, 143 mil só têm o nível básico de escolaridade.
No que diz respeito à população empregada, existem mais 100 mil pessoas com contrato de trabalho sem termo, face ao período homólogo. Por outro lado, os contratos de trabalho com termo diminuíram e os trabalhadores por conta própria aumentaram.
Também a população que trabalha a tempo inteiro aumentou, enquanto os empregados a tempo parcial diminuíram.














