Inês Madeira, Grupo FHC: «A lei laboral deve ser revista para responder às necessidades das empresas»
Inês Madeira, directora de Capital Humano do Grupo FHC, defende que «importa acelerar a revisão da lei laboral e possibilitar que a dinâmica empresarial possa ser acompanhada por políticas e leis flexíveis que respondam às reais necessidades das empresas».
«A transformação digital assume-se como uma preocupação para responder às exigências dos mercados em que as empresas operam. A urgência de conseguir processos cada vez mais robustos na gestão é indicada no barómetro deste mês como sendo o aspecto que mais do que 50% dos gestores afirmam estar a avaliar e transformar/melhorar.
A par desta preocupação, destacam-se os resultados que apontam para a confirmação da elevada preocupação na revisão nos modelos de liderança, resultante da alteração dos modelos de trabalho.
Todo o paradigma envolvido, quer nas alterações dos modelos de trabalho, quer através da globalização, têm contribuído para que as empresas repensem as suas estratégias e procurem dotar as suas equipas de trabalho de uma multidisciplinariedade, a nível dos modelos de trabalho, de gerações ou culturas.
É nesta perspectiva que as equipas de gestão de topo devem assumir os desafios presentes e futuros como uma oportunidade de redesenhar e antecipar as necessidades que já se conhecem e irão intensificar-se, nomeadamente no que respeita à escassez de recursos, como já foi alvo de análises anteriores.
Estamos a aproximar-nos de uma fase em que a população activa diminuirá drasticamente, e a maior parte das empresas ainda não contrata pessoas com mais de 55 anos (dado que resulta da análise do barómetro). Faltará perceber os motivos pelos quais a contratação de pessoas com mais de 55 anos ainda não é uma tendência, face à escassez de profissionais disponíveis no mercado. Importa acelerar a revisão da lei laboral e possibilitar que a dinâmica empresarial possa ser acompanhada por políticas e leis flexíveis que respondam às reais necessidades das empresas.»
Este testemunho foi publicado na edição de Outubro (nº.142) da Human Resources, no âmbito da XLIII edição do seu Barómetro.
A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.