Inovação digital potencia contratações no retalho

O dinamismo e mudança foram as palavras que melhor caracterizaram o mercado de Retalho e Grande Distribuição, em 2019. O mercado ficou marcado pela entrada de novos players, processos de rebranding, inovação digital e novos hábitos de consumo, que potenciaram as contratações. Quem o diz é o Guia do Mercado Laboral 2020 da Hays.

 

«O crescimento da restauração associada ao turismo, a abertura e/ou rebranding de centros comerciais e a entrada de novas marcas no mercado português, com especial destaque para o segmento de luxo, tiveram bastante impacto nas tendências de recrutamento, sobretudo no que concerne a perfis de gestão de loja», esclarece Carlota Silva, senior consultant da Hays Portugal.

Ainda assim, os novos hábitos de consumo foram o principal motor das tendências de recrutamento. Se, por um lado, o consumidor demonstra estar cada vez mais orientado para o e-Commerce e exige uma experiência digital satisfatória, por outro, parece valorizar o conceito de proximidade e de atendimento personalizado nos espaços físicos.

Ao analisar os dados do inquérito dos profissionais deste sector verificou-se que 82% não negociaram o pacote salarial, 25% foram aumentados, 41% recusaram ofertas de emprego e 10% foram promovidos, em 2019.

«A expansão de diversos players no mercado, a abertura de novas unidades de retalho especializado e o aumento das vendas online deverão continuar a ditar as principais tendências de recrutamento no sector do Retalho e Grande Distribuição, este ano», explica Carlota Silva.

 

Perspectivas para 2020
Quanto às funções que irão movimentar o sector este ano são os cargos de auditor/controlador Operacional, Buyer, Category manager, chefe turno, chefes de departamento, comercial, Digital Marketing, director de comunicação/eventos, E-commerce, gerente de loja, store manager e supervisor de lojas

A nível salarial, o ano 2020 poderá trazer alguma evolução positiva. A entrada de players que oferecem salários acima da média praticada em Portugal acabará por influenciar os valores médios praticados no setor, sobretudo em funções que exijam conhecimentos ou soft skills difíceis de identificar no mercado.

 

Perfis mais solicitados e os mais difíceis de identificar
Em 2019, houve uma necessidade de investimento e retenção no recrutamento para o sector de Retalho para perfis de store manager, supervisor de lojas, chefe de departamento, boutique assistant manager, category manager, business development manager, gestor de Marketing Digital, gestor de e-commerce, responsável de expansão e buyer.

Verificou-se a dificuldade em identificar o perfil de retail manager, supervisor de turno, chefe de secção alimentar, responsável de expansão.

 

O que mais valorizam e que benefícios desejam?
No que respeita às principais mais-valias na escolha de um trabalho, os inquiridos valorizam a oferta salarial (91%), o bom ambiente de trabalho (75%), plano de carreira (69%), cultura empresarial (58%) e prémios de desempenho (52%).

Entre os benefícios que mais desejam, encontram-se a formação/certificações (61%), flexibilidade de horários (60%), possibilidade de trabalhar a partir de casa (44%), automóvel para uso pessoal (38%) e o seguro de saúde (7%),

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