Inovação: Uma plataforma de jornada para o sucesso

O NOVA foi desenhado pela Novabase para dar aos colaboradores um feedback mais rápido e personalizado. Através da gamificação e do design thinking, o colaborador veste a pele de um astronauta que o vai levar numa jornada para um melhor desempenho.

 

Por Diana Pedro Tavares

 

Com o objectivo de chegar aos colaboradores da Geração Y, a Novabase criou o NOVA, uma solução interactiva que, através da gamificação, leva o colaborador numa viagem para a auto-melhoria, com o espaço como pano de fundo, em que o jogador tem de ultrapassar desafios, ganhar recompensas e receber feedback. Todos os colaboradores que não têm funções de gestão e remuneração variável estão abrangidos para o uso desta experiência interactiva.

O factor que diferencia o projecto da Novabase de o de outras empresas é a forma como desenharam a experiência, colocando os colaboradores no centro da equação. Os desafios a que tentam responder com a criação do NOVA são aumentar a transparência, potenciar o reconhecimento e recompensar melhor os colaboradores. Por enquanto, funciona como plataforma online, com a previsão de que a nova versão seja lançada em Janeiro, com uma aplicação para o smartphone.

Carmo Palma, managing director da Novabase, acredita que iniciativas como esta vão revolucionar a forma de como os colaboradores crescem profissionalmente. Com esta ideia, a empresa repensa a forma como desenvolve as suas pessoas, com uma solução interactiva, que permite o feedback regular entre pares e chefias, em que os colaboradores têm visibilidade permanente da perfomance, e onde são lançadas missões para o crescimento profissional. «Começamos por perceber o que os faz mexer, e também o que a empresa espera deles, nos vários níveis de carreira», faz notar. «Feedback mais regular e granular, feedback espontâneo, envolvimento de todos os actores de forma muito natural, estimular comportamentos através de missões e recompensas não financeiras, são alguns dos atributos que o NOVA tem.»

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Novembro da Human Resources.

Veja também estes artigos.

 

 

Ler Mais