Instituto Politécnico de Setúbal apoia regresso às aulas em Angola

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) está a apoiar o Ministério de Educação de Angola no regresso às aulas em tempos de pandemia, através de um manual de orientações e de uma formação a distância dirigida a formadores nacionais e provinciais, cuja primeira fase decorreu entre 30 de Novembro e 04 de Dezembro, sendo o primeiro passo de uma “cascata de formação” que, no final, prevê abranger cerca de 200 mil docentes dos ensinos primário e secundário angolanos.

 

A iniciativa, que envolveu oito docentes da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), insere-se no âmbito do Projeto Aprendizagem para Todos (PAT) – Formação Contínua dos Professores do Ensino Primário em Angola, que decorre já há quatro anos, numa parceria entre o IPS e a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), e que até ao momento já abrangeu 15 mil professores angolanos.

«Dada a impossibilidade de trabalhar no terreno, na sequência das cercas sanitárias impostas a várias províncias para conter a pandemia, o PAT reorientou entretanto a sua intervenção para apoiar o regresso às aulas com segurança e confiança», é referido em comunicado, «deste trabalho, que decorre desde o último mês de Abril, com a colabração das instituições educativas angolanas, nomeadamente o Instituto Nacional de Formação de Quadros para a Educação (INFQE) e o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE), resultou o “Manual de orientações para o retorno às atividades letivas”, já publicado. Paralelamente, foi concebido um plano de divulgação e formação dirigido a educadores, professores e elementos-chave das comunidades, como as Comissões de Pais, as ONG e as Igrejas».

Ao longo de 100 páginas e dividido em dois grandes capítulos, o “Manual de orientações para o retorno às atividades letivas” pretende, por seu turno, dotar os professores de um conjunto de ideias sobre atitudes a assumir e actividades a desenvolver, apropriadas aos tempos de pandemia, e apresentar alguns projectos educativos, a desenvolver na escola e na comunidade, concebidos pela equipa da ESE/IPS.