Insultos no local de trabalho podem ter impactos dramáticos, revela estudo

Os insultos são uma forma desagradável, mas muito comum, de conduta insensível e desrespeitosa, que prejudica o desempenho dos colaboradores no local de trabalho.

Esta é uma realidade que pode prejudicar a empresa, sendo que existem há casos em que os efeitos podem ser muito mais graves.

Quando os investigadores examinaram o impacto dos insultos sobre como os indivíduos tomam decisões críticas, descobriram que, em certas situações, esses comportamentos podem ter consequências mortais.

“Embora pequenos insultos e outras formas de comportamento rude possam parecer relativamente inofensivos em comparação com formas mais sérias de agressão, as nossas descobertas sugerem que eles podem ter consequências graves,” disse Binyamin Cooper, da Universidade Carnegie Mellon (EUA). “o nosso trabalho demonstra como estes comportamentos aparentemente menores podem ser perigosos, sejam eles dirigidos diretamente ou de forma acidental.”

Cooper e os colegas testaram os efeitos dos insultos em quatro experiências realizadas em diferentes ambientes – de simulações médicas a negociações e tarefas de julgamento geral.

“Digamos que um médico entre no quarto de um paciente pela primeira vez e um membro da família diga ‘Acho que ele está a ter um ataque cardíaco’,” exemplifica o investigador. “Os resultados sugerem que, se no caminho para ver o paciente, o médico testemunhou um evento rude entre duas outras pessoas, ele ou ela teria uma probabilidade significativamente maior de estabelecer um diagnóstico de ataque cardíaco, mesmo que isso seja incorreto.”

O estudo revela que os insultos são prejudiciais porque estão relacionados com o aumento das emoções negativas (como irritabilidade e angústia).

 

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...