Integrar a Geração Z está a ser um desafio? Siga estas 4 dicas (preciosas)

É cada vez mais difícil para a Geração Z integrar-se nas organizações, mas o empregadores podem ter um papel fundamental neste processo. Tendo isto em mente, o High Play Institute partilha dicas sobre o que as empresas podem fazer para apoiar a integração desta geração.

 

Identificou quatro:

1. Colocar em primeiro plano o tema da Saúde Mental
De acordo com o LinkedIn, mais de metade das pessoas da Geração Z deseja uma cultura nas empresas orientada para a saúde mental e bem-estar. Por isso os líderes têm de dar prioridade ao tema da saúde mental, o que implica um equilíbrio entre a necessidade das pessoas se superarem com dar mais tempo para descansar e renovar as energias.

 

2. Transformar o onboarding num exercício de todos
A integração de novas pessoas é uma oportunidade de demonstrar aos mais novos que existe uma cultura de apoio mútuo e bem-estar. Os primeiros dias numa empresa são extremamente importantes, especialmente com aqueles que estarão a trabalhar remotamente, ou num modelo híbrido. Substitua o manual de acolhimento de 200 páginas, por exercícios que ajudam a construir um clima de comunidade onde se podem fazer novos amigos.

 

3. Apoiar os mais jovens com coaching e mentoring
De acordo com o Relatório de Bem-Estar de 2021 da Glint, ter oportunidades de aprender e crescer é agora o principal factor que define um ambiente de trabalho excepcional. Uma ferramenta essencial para o crescimento ou desenvolvimento é a existência de mentores ou coachs que facilitam a abertura de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para os mais jovens, indo além das promoções.

 

4. Trocar o tempo de ecrã por tempo de conexão
O crescimento do uso de smartphones e das redes sociais aumentou o desligar das pessoas em termos sociais. As implicações são alarmantes, e com o trabalho remoto e híbrido imposto pela pandemia, isso foi agravado. Muitas pessoas sentem que estão a perder oportunidades de desenvolvimento de carreira por não estarem fisicamente próximos dos seus líderes ou colegas de trabalho. Reuniões presenciais ou retiros em equipa são cruciais — especialmente para a integração dos mais novos, onde se procura reforçar a relação humana com actividades diversas.

Ler Mais