Intelac: O papel das novas tecnologias no novo recrutamento

Na Intelac, durante e após a pandemia, a distância deixou de ser um problema dado que houve uma maior proximidade, tanto com os candidatos como com os clientes, através dos meios tecnológicos.

Hoje, quase não é necessário efectuar entrevista de forma presencial, devido ao leque de opções tecnológicas que já se encontram disponíveis. De acordo com Emília Mendes, directora da delegação Norte da Intelac, «o próprio processo de admissão torna-se muito mais rápido e eficiente, devido aos softwares já existentes no mercado para este efeito».

Outra mudança assinalável nos últimos anos está relacionada com as novas competências que se pretendem dos candidatos. Para além da componente técnica, as competências mais valorizadas são uma maior flexibilidade e maior mobilidade para aceitar os novos desafios do mercado. Para Emília Mendes, isto «deve-se à evolução dos meios tecnológicos, que fez com que a distância entre o local de residência do candidato e o local de trabalho deixasse de ser um problema».

A directora da delegação Norte da Intelac refere ainda que as novas tecnologias «estão a ser 100% eficazes porque nos permitem, em tempo útil, falar com os candidatos, tornando o contacto imediato. Antes de 2020, a única hipótese de marcar uma entrevista com um candidato, regra geral, era em regime presencial. Por exemplo, com as novas tecnologias, a distância de Porto-Lisboa deixou de existir».

Um dos desafios mais relevantes destas novas formas de recrutar poderá ser o nível de literacia digital dos candidatos com uma faixa etária superior, visto poder haver uma maior dificuldade na utilização destas ferramentas tecnológicas.

Emília Mendes conclui referindo que «no que diz respeito ao recrutamento, as maiores preocupações são identificar candidatos em território nacional com o perfil técnico pretendido, devido à escassez de mão-de-obra qualificada actual no mercado. Sendo que, as zonas mais afastadas dos centros urbanos ainda sentem mais a dificuldade em conseguir identificar colaboradores qualificados para as suas empresas. Para além de diversos candidatos apenas procurarem opções no estrangeiro, mesmo a nível nacional existem diversas ofertas de emprego disponíveis. Isto leva a que os candidatos estejam envolvidos em vários processos de recrutamento em simultâneo e escolham o que se encaixar melhor no seu estilo de vida».

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Recrutamento e Selecção” na edição de Maio (n.º 149) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais