Irene Vieira Rua, Doutor Finanças: Equilíbrio precisa-se!

Irene Vieira Rua, Chief People Officer do Doutor Finanças, faz notar que «é muito importante encontrar um equilíbrio entre a flexibilidade e uma cultura promotora de proximidade, colaboração e entreajuda».

 

«É cada vez mais claro que precisamos de encontrar um equilíbrio que sirva a todos. A flexibilidade nos modelos de trabalho é vital para o bem-estar geral, mas não podemos descurar outras questões que também são essenciais para garantir o bem-estar de todos. Dito isto, é muito importante encontrar um equilíbrio entre a flexibilidade e uma cultura promotora de proximidade, colaboração e entreajuda. E esta necessidade de um maior equilíbrio é visível nas respostas que os gestores deram sobre o modelo de trabalho e as alterações ao mesmo.

Este equilíbrio será o garante de um crescimento global e individual, mas também de alinhamento cultural, que é tão importante numa organização. Este equilíbrio ajudará a aumentar o compromisso que cada um de nós tem para com a organização.

E olhando para as questões relacionadas com a atracção e fidelização dos colaboradores, é determinante conseguir atrair talento qualificado sem que isso hipoteque aquele que é o caminho que aqueles que já integram a organização podem fazer. Por várias razões: desde o conhecimento que estes têm de todo o ecossistema até ao reforço de motivação e compromisso implícito. Na prática, no que à Gestão de Pessoas diz respeito, é no equilíbrio e na reciprocidade que está o sucesso de uma organização.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Agosto (nº.164) da Human Resources, no âmbito da LIV edição do seu Barómetro.

A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais