Sendo um dos três prémios não atribuídos através da votação directa do público, mas sim por escolha directa da redacção da Human Resources, Ricardo Florêncio, CEO do Multipublicações Media Group, justificou a distinção:
«Porque a Comunicação é cada vez mais importante, e preponderante, nomeadamente em funções de liderança, e em temas de Gestão de Pessoas, a personalidade que quisemos distinguir este ano, não é da gestão comum. Mas é um comunicador nato.»
Enquanto presidente de uma das mais importantes câmaras municipais do País, função que desempenhou pela primeira vez em 1986 e que tem assumido ao longo da várias décadas em diferentes mandatos, «destacou-se pela capacidade de transformar o concelho num dos territórios mais desenvolvidos e competitivos do País», posicionando-o como um polo empresarial e tecnológico de referência, com forte atracção de investimento e de empresas ligadas à inovação, ciência e tecnologia, gerando emprego qualificado e consolidando-o como um dos principais centros económicos da Área Metropolitana de Lisboa.
Ao longo do seu percurso autárquico, Isaltino Morais «revelou fortes competências de comunicação e proximidade com a população, características que marcaram o seu estilo de liderança. Conhecido pela forma directa, pragmática e assertiva com que comunica, construiu uma relação de grande proximidade com os munícipes e com os profissionais da autarquia, valorizando a eficiência, o compromisso e a responsabilidade no serviço público».
A gestão de pessoas sempre assumiu um papel relevante na sua liderança, tendo acumulado pelouros ligados aos Recursos Humanos e à modernização administrativa, demonstrando a importância atribuída à organização interna e à valorização dos trabalhadores municipais.
Por um imprevisto profissional, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras não pôde estar presente.














