ISEG Executive Education: Preparar os profissionais para um mundo em mudança

A Formação de Executivos do ISEG Executive Education destina-se a profissionais que necessitam de se adaptar rapidamente e com muita frequência aos novos desafios do mundo dos negócios.

 

O ISEG MBA, o programa de MBA da Universidade de Lisboa, é um programa histórico, sendo um dos primeiros em Portugal. Completamente leccionado em inglês, apresenta uma nova estrutura e muitas novidades para alcançar o seu objectivo ambicioso, aliando disciplinas fundamentais de gestão (core courses que cobrem as áreas funcionais), com uma “Leadership Journey” complementada com plano de desenvolvimento pessoal e um conjunto de temas especialmente desenhados para enfrentar os desafios do futuro. Organizam-se em cinco streams estratégicos: Global Futures, Entrepreneurship & Innovation, Digital Disruption, Design & Agility, Sustainability and Governance.

«Os Strategic Streams são a principal característica diferenciadora do programa, na medida em que, com o apoio dos parceiros World Economic Forum, Instituto Superior Técnico, Startup Lisboa, Copenhagen Institute for Future Studies, Universidade de São Francisco e Academia da Força Aérea, o ISEG MBA oferece uma experiência de aprendizagem e desenvolvimento verdadeiramente única, proporcionando a aquisição de competências diversas e distintas de um MBA tradicional», garante Luís Cardoso, presidente do ISEG, para quem o grupo de participantes e os contactos proporcionados ao longo do programa são também essenciais para o estabelecimento de uma rede de networking geradora de valor.

 

Competência de gestão
O ISEG MBA visa reforçar as competências de gestão e comportamentais de executivos que pretendam tornar-se líderes com uma visão holística das empresas e do mundo dos negócios. «Nesse sentido – afirma Luís Cardoso –, prepara profissionais completos, quer em termos técnicos e de gestão, quer na vertente de relação interpessoal e soft skills.»

O programa foi desenhado de forma a proporcionar uma experiência de aprendizagem integrada, em que a componente conceptual, a componente prática e o desenvolvimento de competências pessoais são trabalhadas de uma forma global e completa. «Para este resultado, são instrumentais as competências core asseguradas pelo corpo docente de reconhecida qualidade do ISEG, os parceiros estratégicos que dão vida aos Strategic Streams e a “Leadership Journey” que permite o crescimento pessoal», destaca o presidente do Instituto.

Explica: «O processo de Liderança e Desenvolvimento Pessoal do ISEG MBA assenta numa “Leadership Journey”, complementada com um “Plano de Desenvolvimento Pessoal”, que permitirá aos participantes desenvolverem uma visão para o seu futuro profissional e pessoal, apoiado em sessões de coaching, que serão completadas com o trabalho do nosso Career Center nos serviços de desenvolvimento de carreira, ajustados a cada um dos perfis individuais. Este percurso de desenvolvimento inclui a realização de vários instrumentos e assessements do Kets de Vries Institute, que visam promover o auto-conhecimento.»

 

Programas ISEG Executive Education
A Formação de Executivos do ISEG Executive Education inclui vários tipos de programas: o já falado ISEG MBA, pós–graduações – programas estruturados com entre 120 e 180 horas de duração, que oferecem uma formação sólida em várias áreas de gestão e que são muito reconhecidas curricularmente; Programas Executivos – programas curtos, focados e instrumentais, que visam fornecer ferramentas aos participantes; e Soluções Customizadas – programas desenhados à medida das necessidades de uma organização, em que todas as características são flexíveis de forma a encontrar a resposta adequada a cada caso.

«A área da Formação de Executivos destina-se a profissionais que necessitam de se adaptar rapidamente e com muita frequência aos novos desafios do mundo dos negócios», reforça o responsável. «Num mundo tão incerto, podemos ter a certeza de que será necessário reforçarmos e actualizarmos continuamente as nossas competências ao longo das nossas carreiras.»

O paradigma do passado, em que alguns anos de formação garantiam relevância ao longo de toda a vida profissional, alterou-se profundamente e actualmente é imperativo uma actualização constante. Luís Cardoso não tem dúvidas: «É essencia passar a vida a aprender – lifelong learning. E o objectivo do ISEG Executive Education é precisamente constituir o parceiro privilegiado nesta aprendizagem contínua em termos de gestão.»

As vantagens competitivas do ISEG Executive Education prendem-se também com «uma oferta em constante actualização e inovação, com um corpo docente de grande qualidade, aliando dois tipos perfis complementares: professores do ISEG, reputados academicamente e ligados à produção de saber, e executivos com valiosa experiência de terreno», afirma o presidente, para quem «esta mescla permite encontrar um equilíbrio justo entre teoria e prática. Destacamos ainda a capacidade de comunicação, motivação e transmissão de conhecimentos, bem como uma grande atenção com a satisfação das necessidades dos nossos participantes», completa.

 

Impacto da COVID-19
Na essência, a oferta do ISEG Executive Education não mudou, mas a actual pandemia que o mundo enfrenta funcionou com um acelerador poderoso da adopção do ensino a distância. O ISEG deu uma resposta rápida, uma vez que a capacidade tecnológica estava instalada, garante Luís Cardoso. «Em poucos dias, passámos vários dos nossos programas abertos para ensino a distância, com sessões síncronas. E, nas soluções customizadas, foi encontrada com os clientes a melhor opção para dar sequência aos trabalhos em curso. Neste momento estamos a repensar a oferta em função das novas necessidades que se antecipam», partilha.

O responsável acredita ser expectável que no futuro esta tendência de ensino a distância se mantenha e que o digital learning se imponha em determinados contextos, em que é muito eficaz. «No entanto, não podemos anunciar a morte do ensino presencial, que apresenta clara superioridade de resultados em determinadas situações.»

Luís Cardoso perspectiva que o blended learning emergirá seguramente como uma solução mais equilibrada e adequada para uma audiência de executivos, pois, sendo um híbrido e conjugando sessões presenciais e sessões a distância, consegue reunir as vantagens de ambos os modelos. Estamos a trabalhar numa nova oferta nesta área», revela.

De forma resumida, «o foco do ISEG Executive Education é a satisfação dos seus clientes – individuais e empresas –, contribuindo para uma sociedade mais preparada e esclarecida e, independentemente das mudanças que se avizinhem ou do ‘novo normal’, vai manter esta orientação», assegura o presidente. «Esta firmeza de propósito assegura que o ADN do nosso trabalho, o core, a cola que junta as nossas actividades, se mantenha inalterada. Os formatos e os protagonistas podem evoluir, mas o substrato e a missão mantêm-se.»

No pós-pandemia, a oferta formativa do ISEG Executive Education vai continuar focada no desenvolvimento de competências e na aprendizagem. Como conclui Luís Cardoso, «o propósito é ajudar a criar profissionais preparados para os desafios que derivam de um mundo em constante mudança».

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Formação”, publicado na edição de Junho (n.º 114) da Human Resources.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...