ISEG promove reflexão sobre ‘Inovação, Destruição Criativa e Transformação Digital’

Margarida Lopes
4 de Março 2026 | 17:20

O ISEG – Lisbon School of Economics & Management recebe, no próximo dia 5 de Março, pelas 17h00, a conferência “Inovação, Destruição Criativa e Transformação Digital”, integrado no ciclo de conferências “Para onde vão o Mundo, a Europa e Portugal?”, que assinala os 35 anos da ISEG Alumni Económicas. 

A iniciativa propõe uma reflexão aprofundada sobre as grandes vagas de inovação que estão a redesenhar a economia e as organizações, com especial enfoque na Inteligência Artificial e nas tecnologias quânticas. Em debate estará o papel transformador destas tecnologias nos processos de destruição criativa e de transformação digital, bem como o seu impacto na competitividade, na liderança e nos modelos de negócio.

O tema está alinhado com o mote das comemorações dos 35 anos da ISEG Alumni Económicas, que têm promovido um debate alargado sobre o posicionamento da Europa no contexto da economia global, os desafios políticos e económicos de Portugal e os fatores estruturantes da competitividade, como o financiamento, o capital humano e a inovação.

O evento contará com a participação de Ana Figueiredo, CEO da MEO, como keynote speaker, que irá partilhar a sua visão sobre “A liderança tecnológica na era da Inteligência Artificial”. Yasser Omar, oresidente do Portuguese Quantum Institute e professor do Instituto Superior Técnico, será também keynote speaker, abordando os desafios da inovação deep-tech, da destruição criativa e do futuro da Inteligência Artificial e das tecnologias quânticas.

O programa inclui ainda um painel-debate sobre as perspectivas do mercado, com a participação de Hervé Silva, Lead partner de AI & Data da Deloitte; Sofia Marta, Country manager da Google Cloud, e Pedro Faustino, CEO da Axians Portugal. A moderação estará a cargo de Ana Cordeiro, do Conselho Estratégico de Transição Digital.

Continue a ler após a publicidade

Este evento resulta de uma colaboração entre a Comissão Executiva das Comemorações dos 35 anos da ISEG Alumni Económicas, presidida pelo professor Eduardo Catroga, e o Conselho Estratégico de Transformação Digital, presidido por Paulo Bartolomeu.

Saiba mais informações aqui.

Partilhar


Mais Notícias