ISQ Academy: Uma academia para apoiar a inivação e a transformação

A pandemia de COVID-19 veio acelerar a transformação dos modelos de negócio, a inovação e alargamento de mercados (B2B e B2C) e a grande revolução do mundo de trabalho.

Por Margarida Segard, directora da ISQ Academy, do Grupo ISQ

 

Precisamos de mais inovação e transformação na indústria, nos serviços, na agricultura na Administração Pública, na saúde e na educação. Precisamos de pessoas mais qualificadas e ágeis nas empresas, nas organizações, quer ao nível de lideranças, quer ao nível operacional, sendo urgente o upskilling e reskilling dos trabalhadores das empresas.

Precisamos de mais competências tecnológicas nas empresas. É urgente democratizar competências emergentes 4.0 e verdes, para a transição digital e verde. As competências STEM são críticas, assim como atrair mulheres para a tecnologia. Temos que criar crescimento, inovação e felicidade nas empresas. E somos co-responsáveis. Todos nós.

A ISQ Academy integra um grupo português e multinacional que opera em mais de 40 países, com peritos em vários sectores de actividade como a indústria, distribuição, transportes, Oil & Gas, saúde e life sciences, energias renováveis, aeroespacial, construção e infra-estruturas entre outros; e também em todos os tipos de empresa ou organização. Temos a Inovação aplicada como pilar obrigatório em cada área de negócio, envolvendo e comprometendo os nossos técnicos e peritos, mas também os nossos formadores.

O ISQ é a maior plataforma tecnológica portuguesa e “vive” nas empresas de forma inteligente e com foco em soluções inovadoras, nas mais diversas áreas técnicas.

A ISQ Academy surge, no mercado nacional e internacional, com novos serviços e melhores soluções de ambientes de aprendizagem e de inovação e de Gestão de Sistemas, Melhoria de Processos e Competitividade. Individual learning, employee experience, Persona (incluindo bem estar e saúde mental) e client experience são palavras-chave e foco de todas as nossas soluções.

A ISQ Academy é o braço técnico no plano estratégico de transformação, que pode ser tecnológica, digital, de cultura de trabalho, de bem-estar, de sustentabilidade ou de inovação. Temos serviços de A a Z desde a área do recrutamento, onboarding, matrizes de desempenho, avaliação do potencial e de competências, à gestão de carreiras e de formação, quer dos colaboradores e gestores, quer dos prestadores de serviços externos, melhoria de processos e de sistemas, redução de desperdícios e ineficiências. Actuamos com plataformas digitais líderes no mercado e em total interoperabilidade com as plataformas de gestão das empresas (financeiras, CRM, RH, etc).

Trata-se de um projecto único em Portugal pois somos uma Academia que também apoia outras Academias de empresas ou do Estado, apoiando inclusive a sua criação desde a fase de projecto, infra-estruturas, equipamentos, modelo de governance, business plan, capacitação de formadores, criação de cursos e implementação, criação de conteúdos, etc. Temos bastantes referências na criação de Academias nas empresas, quer em Portugal, quer em países africanos ou no Médio Oriente, que podem ser mais ou menos digitais, em função da estratégia e cultura de cada organização. Não existe “one size fits all” e a nossa equipa cria sempre “fatos à medida”, necessários no processo de mudança ou de transformação de cada organização, pública ou privada.

Co-criámos várias Academias corporativas para os nossos clientes portugueses e internacionais, e implementámos sistemas de certificação, incluindo de pessoas, o que é um factor diferenciador. Bons desafios e sucesso do nosso cliente é o que nos move.

A ISQ Academy, é hoje líder de mercado na Gestão de Talentos e Life Long Learning, incluindo nas seis áreas-core de competências para as “profissões do futuro” que se afiguram hoje ainda mais necessárias e urgentes: 1) 4.0, Automação e Programação/Coding; 2) Gestão de redes, de pessoas, de risco e de segurança; 3) Optimização e eficiência de processos e dados; 4) Gestão e processos “verdes” e de Sustentabilidade (green skills); 5) Design e distribuição de produto/serviço; 6) Soft skills ou “meta skills” de liderança.

Continuamos, em formato online e b.line (blended line, presencial e online), a valorizar pessoas e empresas, com inovação e skills intelligence, aceleradoras do desenvolvimento económico, da transformação digital e transição “verde” para Portugal e para as empresas e empreendedores portugueses.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Academias de Formação” na edição de Março (n.º 135) da Human Resources nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais