
Já foram revelados todos os vencedores do Prémio Nobel deste ano. Conheça-os aqui
O Prémio Nobel distingue todos os anos personalidades que se distinguem em várias categorias. Ao longo desta semana têm sido divulgados os vencedores deste ano.
Paz
O Prémio Nobel da Paz foi atribuído à opositora venezuelana María Corina Machado, antiga deputada da Assembleia Nacional da Venezuela entre 2011 e 2014.
A líder da oposição foi premiada «pelo seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela e pela sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia», explicou a organização do Nobel.
Literatura
O prémio Nobel da Literatura 2025 foi atribuído ao escritor húngaro László Krasznahorkai «pela sua obra convincente e visionária que, no meio do terror apocalíptico, reafirma o poder da arte».
Medicina
O prémio Nobel da Medicina foi atribuído conjuntamente a Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell, e Shimon Sakaguchi (“pelas descobertas sobre a tolerância imunitária periférica, que impede o sistema imunitário de atacar o próprio corpo”)
Química
O prémio Nobel da Química de 2025 foi para Susumu Kitagawa, da Universidade de Quioto, Richard Robson, da Universidade de Melbourne, e Omar M. Yaghi, da Universidade da Califórnia, “pelo desenvolvimento de estruturas metalorgânicas”.
Física
A Academia sueca atribuiu o prémio Nobel da Física a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis «pela descoberta do tunelamento mecânico quântico macroscópico e pela quantização de energia num circuito eléctrico».
Economia
O Prémio Nobel da Economia 2025 foi atribuído conjuntamente a Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt por terem explicado o crescimento económico impulsado pela inovação.