Já imaginou nunca mais ter de voltar para o escritório? No Facebook isso vai ser possível

Já se imaginou a trabalhar a partir de casa para sempre? Boas notícias: parece que o teletrabalho veio mesmo para ficar. Depois do Twitter e de outras gigantes tecnológicas terem vindo anunciar o recurso ao trabalho remoto, foi a vez do Facebook, dono do Instagram e do WhatsApp, dar a boa nova.

 

O fundador e presidente executivo da rede social, Mark Zuckerberg, revelou esta quinta-feira, que a maioria dos colaboradores vai poder trabalhar em casa, como tem feito desde Março, devido à crise pandémica, se assim o desejar.

A viragem, à boleia da mudança forçada pelo novo coronavírus, será faseada e gradual. «Nos próximos dez a cinco anos acredito que 50% dos nossos trabalhadores vão querer trabalhar de casa», estimou, num texto partilhado no próprio Facebook.

Zuckerberg admite, contudo, que o teletrabalho acarreta desafios em tempos de pandemia, lembrando que trabalhadores com crianças em casa, devido à suspensão das actividades lectivas. Ainda assim, um inquérito da empresa aos trabalhadores revela que 40% está interessado em trabalhar a tempo inteiro de forma remota.

Por outro lado, «mais de 50% quer voltar aos escritórios o mais depressa possível». Daqueles que preferem o teletrabalho, 75% ponderam mudar de casa. Desses, 38% admitem mudar-se para uma grande cidade.

I just spoke with our employees about what we've learned about remote working and how we're planning to support it…

Publicado por Mark Zuckerberg em Quinta-feira, 21 de maio de 2020

Numa primeira fase, o Facebook começará por autorizar que as novas contratações de engenheiros seniores possam ser já pensadas numa lógica de trabalho remoto. Os actuais colaboradores terão de pedir autorização para trabalhar em casa, ocasionalmente ou de forma permanente, desde que tenham avaliações positivas de desempenho. Têm até dia 1 de Janeiro para fazê-lo.

O regresso aos escritórios da empresa está marcado para 6 de Julho, mas só para quem assim o desejar. As mudanças vão começar pelos Estados Unidos, mas o objectivo é chegar a todas as geografias onde a empresa está presente.

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