Já não sabe o que fazer para poupar? Estes cinco conselhos podem ajudar

Poupar não é uma tarefa fácil, principalmente nos dias que correm, em que a subida da inflação e das taxas de juro fizeram com que muitas famílias portuguesas passassem a ter dificuldade na gestão dos seus custos fixos. A pensar nisto, a Decisões e Soluções partilhou algumas dicas de poupança que podem ajudar a aliviar os custos e a gerir o orçamento familiar com maior eficácia.

 

 1. Seja sensato ao procurar casa
É assustador pensar em mudar de casa no contexto actual. Mas se planear o orçamento e o financiamento, escolher o timing correcto, optar pelo tamanho apropriado para a família, ponderar se deve arrendar ou comprar e for racional ao visitar os imóveis, fará um negócio bem-sucedido.

 

2. Considere o crédito consolidado
O crédito consolidado é uma ferramenta que permite combinar vários empréstimos num só, e que quase sempre permite aceder a condições mais vantajosas e a ter uma mensalidade mais baixa. Se tem vários créditos (por exemplo, automóvel, habitação e pessoal), esta é uma das dicas de poupança mais benéficas para reduzir os seus custos.

 

3. Renegoceie os seus seguros
Reavaliar as coberturas e condições dos seus seguros é uma das dicas de poupança que mais diferença pode fazer no seu orçamento familiar. Cada caso é único, mas pode ser necessário retirar ou acrescentar coberturas, ou até mudar de seguradora para baixar o valor a pagar.

Mesmo que continue a ser cliente da mesma empresa, há sempre espaço para renegociar os preços. Factores como a activação reduzida das protecções, os anos como cliente, o menor parcelamento possível das prestações ou a conjugação com outros seguros podem diminuir consideravelmente os prémios.

 

4. Aproveite a economia circular para ganhar um rendimento extra
Não é preciso chegar à exaustão com um segundo emprego para conseguir algum dinheiro extra. Todos temos artigos em casa (roupas, mobiliário, aparelhos) que já não usamos. Transforme-os em lucro através de vendas online ou em lojas de artigos em segunda mão. O mesmo se aplica se tiver um imóvel livre (casa, escritório, armazém), não perca a oportunidade de o arrendar e rentabilizar.

 

5. Analise cada fatia do seu orçamento
Na base de todas as dicas de poupança encontra-se um plano estratégico do orçamento. Organize todas as despesas mensais num documento ou app. Ponha de lado os custos invariáveis aos quais não consegue fugir. Entre os restantes gastos, perceba quais são os essenciais e, portanto, aqueles onde necessita de manter ou aumentar o orçamento, e quais pode reduzir ou até mesmo eliminar.

Ler Mais