Conhece o “teste da chávena de café”? Esta empresa não recruta ninguém que o falhe

Este gestor faz o “teste da chávena de café” em todas as entrevistas de emprego e não contrata ninguém que falhar, conta o site britânico Mirror.

Todos já ouvimos a teoria de que os recrutadores tomam a sua decisão 15 segundos depois de alguém entrar numa entrevista. Independentemente de ser verdade ou não, é crucial fazer com que a primeira impressão conte para qualquer candidato que queira “aquele” emprego.

Trent Innes, director da Xero Australia, uma empresa de software de contabilidade revelou que, em vez disso, durante uma entrevista apoia a sua decisão no “café” e que define quem fica ou não. O simples “teste da chávena de café” é usado em cada entrevista de emprego, pois segundo ele revela muito sobre a atitude de uma pessoa.

Foi no podcast “The Venture” que Trent partilhou o seu truque. Em qualquer entrevista, tem por hábito mostrar o escritório ao candidato e, ao passar pela copa, acabam sempre por sair com um café. Depois da entrevista, Trent fica sempre na expectativa do que o candidato vai fazer com a chávena de café. «A pessoa que acabo de entrevistar quer levar aquela chávena de volta para a cozinha?»

«Podes desenvolver competências, ganhar conhecimento e experiência, mas tudo se resume à atitude, e no escritório, falamos muito sobre a atitude de cada um lavar sua chávena de café», explica Trent, e garante que o truque funciona, porque a cozinha está sempre limpa.

«O objectivo do teste é apenas garantir que conseguem encaixar na cultura da Xero e realmente assumem tudo o que deveriam fazer», explica o gestor.

A verdade é que, num processo de recrutamento, a atitude é um factor mais relevante do que parece, já que um candidato foi imediatamente rejeitado após ter “falhado” num teste na recepção.

O responsável partilhou online o erro que o candidato cometeu, explicando que este não tinha hipótese de ficar com a vaga. O potencial candidato estragou a entrevista logo nos primeiros cinco minutos, assim que entrou no edifício, depois de tratar a recepcionista com desdém e mal estabelecer contacto visual com ela.

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