Já são conhecidos os seis finalistas do AItice International Innovation Award 2021

Os seis finalistas da quinta edição do Altice International Innovation Award já estão escolhidos. Os projectos finalistas, três da categoria Academia e três da categoria startups, foram escolhidos de entre 80 candidaturas, provenientes de startups em fase de incubação e oriundas de diferentes países europeus, e de estudantes de mestrado e de doutoramento em Instituições Académicas portuguesas.

Os finalistas desta edição do Prémio de Inovação da Altice Portugal vão competir pelo primeiro lugar das categorias em concurso. Ao vencedor da categoria startups será atribuído um prémio monetário no valor de 50 mil euros e a possibilidade de concretização de um piloto (prova de conceito) com o Grupo Altice, com a duração mínima de nove meses. Já o vencedor da categoria Academia receberá um prémio monetário no valor de 25 mil euros.

  • Categoria Academia
    • Simulation of cardiovascular conditions in patient-specific 3D-printed model (autoria de Beatriz Maria das Neves Barro): simulação de condições cardiovasculares em modelos 3D para promover, a baixo custo e de fácil acesso, a formação, treino e investigação médica.
    • ReneWaste (autoria de Jônatas Augusto Manzolli): Plataforma de m-commerce para venda e ompra de lixo focada na interligação do utilizador final com as empresas de gestão de resíduos, procurando facilitar este processo e, assim, fomentar a reciclagem e economia circular.
    • Collision Avoidance on Unmanned Aerial Vehicles using Deep Neural Networks (autoria de Dário Pedro): framework conceptual focada em veículos aéreos não tripulados, autónomos e em rede, para prevenção da colisão com objetos de reduzida dimensão, procurando atingir níveis aceitáveis de segurança e confiabilidade.
    Categoria Startups
    • Glooma: dispositivo médico de rastreio – SenseGlove – doméstico e portátil, que complementa o convencional autoexame mamário e que está conectado a uma aplicação móvel.
    • Smartex.ai: solução baseada em AI e computer vision para inspeção em tempo-real de têxteis, sendo o principal objetivo a redução da produção defeituosa.
    • ViBo Health: scanner inteligente que tira partido das vantagens da espectroscopia molecular não evasiva para realizar medições metabolómicas relevantes de parâmetros de saúde, bem-estar e condição física.

Para além da atribuição dos dois prémios que caracterizam, desde a sua génese, esta iniciativa da Altice Portugal, a edição deste ano conta também com a atribuição do prémio “Inclusive by Fundação Altice”, no valor pecuniário de 15 mil euros. Protagonizado pela Fundação Altice, este galardão pretende premiar trabalhos que visem disponibilizar tecnologias de informação e comunicação para a inclusão digital, bem como soluções tecnológicas de acessibilidade ao serviço dos cidadãos, particularmente aos que são portadores de necessidades especiais.

Ainda pelo quinto ano consecutivo, a Agência Nacional de Inovação (ANI) volta a associar-se ao AIIA ao distinguir, através do BfK Awards, o melhor projeto nascido do conhecimento resultante de actividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D), valorizando o conhecimento científico e tecnológico nacional e assim contribuir para o desenvolvimento da economia.

A Agência Nacional de Inovação (ANI) associa-se, pelo quinto ano consecutivo, ao AIIA para distinguir, através do BfK Awards, o melhor projecto nascido de actividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D), nomeadamente colaborativa. Esta distinção pretende promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico nacional, premiando boas práticas e casos de sucesso.