Já são conhecidos os seis projectos vencedores do programa ‘Mais Ajuda’

Foram seis os projectos inovadores distinguidos ao abrigo do programa de inovação social ‘Mais Ajuda’, com o objectivo de levar apoio, de forma diferenciadora, a quem mais precisa. Com intervenção em áreas como integração social, tecnologia e educação, estes projectos destacaram-se entre 12 finalistas e mais de 700 candidaturas.

 

Desenvolvido pelo Lidl Portugal e pelo Grupo Renascença Multimédia (Renascença, RFM e Mega Hits), em parceria com a Beta-i, o Programa ‘Mais Ajuda’ desafiou, desde final do ano passado, o terceiro sector e os empreendedores de todo o país a desenvolverem projectos inovadores, capazes de responder aos actuais problemas sociais de forma impactante e diferenciadora.

Entre os seis grandes vencedores, estão projectos de três IPSSs e três startups, com impacto e abrangência a nível nacional, que se destacam pelo seu grau de inovação, dando respostas diferenciadoras a diversos problemas sociais.

Os projectos incluem ferramentas digitais aplicadas à terapia da fala; uma rede de protecção de crianças, incluindo as deficientes visuais e motoras, que pelo telemóvel permite a participação de um desaparecimento de forma quase imediata; uma plataforma online, que promove a integração social, unindo pessoas, pela aprendizagem de novas línguas e culturas; ou programas de apoio à distância para a reintegração de crianças com cancro, na aprendizagem escolar e desenvolvimento social.

Ainda com o propósito do desenvolvimento educacional das crianças, estes projectos abordam temáticas como a engenharia, a robótica, ou as artes e a criatividade – com a construção de uma guitarra eléctrica ou de um robot pintor –, sem esquecer conceitos de protecção do planeta, mediante um videojogo de aventura em 3D.

Cada um dos projectos recebe o valor de 22.500 euros para implementação da sua proposta e mentoria por parte da Beta-i , que decorrerá dentro dos seis meses que se seguem e que consiste num conjunto de iniciativas, nas quais se incluem workshops e consultoria de gestão de inovação, aceleração do negócio e monitorização do impacto social do projecto.

A estes benefícios o Lidl acrescenta 15.000 euros para a posterior realização de um Business Hackathon, gerido pela Beta-i e direccionado às IPSSs seleccionadas ao abrigo do Mais Ajuda, para o qual serão convidados membros da comunidade de talento, empreendedorismo, entre outros parceiros externos, para identificarem e desenvolverem soluções para alguns dos desafios específicos destas instituições. No total são 150 mil euros, entregues pelo Mais Ajuda, a quem mais precisa.

Tendo em conta o actual contexto que se vive devido à COVID-19, os vencedores foram anunciados durante o programa “Nunca é Tarde”, da Renascença.

O programa contou com a participação da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e do painel de júris, responsável pela escolha dos projectos, composto por Filipe Almeida, presidente da iniciativa Portugal Inovação Social; Isabel Figueiredo, adjunta do presidente do Grupo Renascença Multimédia; Luís de Melo Jerónimo, director Social Cohesion Programme da Fundação Calouste Gulbenkian; Pedro Rocha Vieira, CEO e Co-fundador da Beta-i – representado nesta emissão por Diogo Teixeira, COO e co-fundador da Beta-i – e Vanessa Romeu, directora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal.

Ler Mais