Já são conhecidos os vencedores do Altice International Innovation Award 2020

Numa cerimónia em formato digital, a Altice Portugal revelou os grandes vencedores da quarta edição do Altice International Innovation Award, entre um universo de mais de 100 candidaturas apresentadas. 

 

O primeiro lugar da categoria Startups, reconhecido com 50 mil euros e a concretização de um piloto prova de conceito), foi atribuído ao projecto C-mo: The revolutionary cough-monitoring wearable, da startup C-mo Medical Solutions.

Na categoria Academia venceu o projecto Passive Backscatter Sensors for Internet of Things applications, do investigador Ricardo Correia, da Universidade de Aveiro, que recebeu um prémio no valor de 25.000 mil euros.

Já a Agência Nacional de Inovação (ANI), associada desde a primeira hora ao Altice International Innovation Award, atribuiu a distinção Born from Knowledge Awards (BfK) ao já premiado C-mo: The revolutionary cough-monitoring wearable, enquanto melhor projecto de base científica e tecnológica.

O projecto C-mo: The revolutionary cough-monitoring wearable, vencedor na categoria startups e distinguido pela ANI com o prémio BfK Awards, consiste num wearable que monitoriza a tosse e que pretende revolucionar a forma como são conduzidos os diagnósticos de doenças nas quais a tosse é um sintoma (respiratórias e gastroesofágicas); a forma como é monitorizada a progressão de condições predominantemente respiratórias (como asma, DPOC, COVID-19, etc.) e pacientes crónicos; bem como a forma como é testada a eficiência das terapias implementadas.

Já o projecto vencedor na categoria academia, Passive Backscatter Sensors for Internet of Things applications, visa o desenvolvimento de um sensor passivo que utiliza uma frequência de rádio para a transferência de dados e outra frequência para a recepção de energia que é emitida por transmissores. A sua aplicabilidade é vasta e poderá ir desde a monitoria ambiental ao controlo industrial.

Os finalistas e os grandes vencedores foram apurados pelo Grande Júri do Altice International Innovation Award, constituído por Alexandre Fonseca, presidente Executivo da Altice Portugal; Alcino Lavrador, director-geral da Altice Labs, André Veríssimo, director do Jornal de Negócios; António Bob dos Santos, administrador da ANI, Daniel Traça, professor e dean da Nova SBE; Elvira Fortunato, vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa, Pedro Dominguinhos, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos; Pedro Duarte, presidente do Conselho Estratégico da Economia Digital da CIP; Pedro Matias, presidente do Conselho de Administração do ISQ e Sara do Ó, Founder e CEO do Grupo Your.

Desde 2016, o AIIA já recebeu mais de 300 candidaturas, representando agora os oito projetos vencedores um investimento total superior a 275 mil euros.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...