Já se sabe como vai avançar a 3.ª fase de desconfinamento. Mas há concelhos que não avançam e outros que recuam. Saibo o que abre e o que fecha (e onde)

Após o Conselho de Ministros, o primeiro-ministro António Costa afirmou que Portugal está «em condições para dar o próximo passo na generalidade do território», o que significa que o plano de desconfinamento vai avançar na próxima segunda-feira, dia 19 de Abril. 

 

Reabre na próxima segunda-feira:

Em todo o território continental:

  • Ensino Secundário
  • Ensino Superior

 

Nos concelhos que avançam para a próxima fase: 

  • Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação;
  • Restaurantes, cafés e pastelarias (máximo quatro pessoas ou seis em esplanadas, por grupo);
  • Cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos (cumprindo as regras que já estavam definidas pela Direcção Geral de Saúde anteriormente);
  • Todas as lojas e centros comerciais, independentemente da dimensão;
  • Eventos exteriores com máximo de cinco pessoas por 100 metros quadrados;
  • Modalidades desportivas de médio risco;
  • Actividade física ao ar livre até seis pessoas;
  • Casamentos e baptizados com 25% da lotação normal;

 

«Estas indicações dizem respeito aos concelhos que avançam no plano de desconfinamento, ou seja, à generalidade do País», referiu António Costa. Há, porém, um conjunto de localidades que não terá oportunidade de seguir ao mesmo ritmo que o resto de Portugal tendo em conta o ritmo de contágio verificado nos últimos 14 dias.

O primeiro-ministro referiu ainda que existem actualmente 11 concelhos portugueses que não avançam para a terceira fase do desconfinamento.

Destes, sete continuam nesta segunda fase, actualmente em vigor, por estarem acima dos 120 casos por 100 mil habitantes a 14 dias, não avançando para a terceira, são eles Alandroal, Albufeira, Beja, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela.

«Há ainda quatro concelhos, em situação mais grave, que recuam e voltam a estar sob as regras da primeira fase de desconfinamento, são eles: Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior. Neste caso, os municípios não só não avançam para a fase seguinte, como ainda recuam para as regras anteriores», esclareceu o governante.

Para além destes, António Costa alertou que em cerca de 13 municípios «é necessário ter particular atenção nos próximos 15 dias, por estarem perto desse limiar:  Aljezur; Almeirim; Barrancos; Mêda; Miranda do Corvo; Miranda do Douro; Olhão; Paredes; Penalva do; Castelo; Resende; Valongo; Vila Franca de Xira e Vila Nova de Famalicão».

Ler Mais