Joana Queiroz Ribeiro recebe Prémio Carreira em Recursos Humanos

No dia 28 de Junho, a DCH – International Organisation of Human Capital Managers, em parceria com a WTC e o Foro Recursos Humanos, traz a Portugal a Gala RH. É a sexta edição da iniciativa e a primeira vez que decorre fora de Espanha. Vão ser entregues seis distinções, mas a partir de hoje damos a conhecer os vencedores. O prémio Carreira em Recursos Humanos vai ser entregue a Joana Queiroz Ribeiro, directora de Pessoas e Organização da Fidelidade.

Distinguida com o “Prémio DCH Carreira em Recursos Humanos, promovido por PWC”, Joana Queiroz Ribeiro conta com 14 anos de experiência na área de Recursos Humanos, antecedidos «por outras experiências muito ricas». O primeiro grande desafio profissional foi enquanto responsável pela Comunicação, em que destaca a importância que teve «construir e ganhar “habilidade” para lidar com a comunidade de jornalistas e construir uma relação de confiança». O segundo grande desafio foi então o dos Recursos Humanos, que “atirou” a responsável «completamente para “fora de pé”. Estes dois grandes passos num caminho que começou na fábrica e foi até à Comunicação e Gestão de Pessoas aconteceram numa empresa que era, já à data, uma grande referência e que ficará no meu coração como Unicer, hoje Super Bock Group», salienta.

«O terceiro grande desafio aconteceu quando, à boleia da experiência ganha como responsável de área de Pessoas e Comunicação, surge a oportunidade de liderar uma equipa com a missão da Gestão de Pessoas e do desenvolvimento da cultura organizacional na Fidelidade.

Posso, sem sombra de dúvida, afirmar ser este o momento que retrata o meu maior desafio por ter começado esta missão num negócio que – por ignorância minha – desconhecia por completo. Hoje, passados sete anos, não posso dizer que são “favas contadas”, mas posso partilhar a minha paixão pelo que faço e encaro como missão, até porque outra coisa não podia ser quando se trabalha para um Grupo com um nobre propósito que nos faz ir trabalhar todos os dias “Para que a Vida (de alguém) não pare”», completa no que respeita ao seu percurso até à data.

Sobre a área de Gestão de Pessoas, não tem dúvidas de que tem um papel fundamental nas empresas:

«Enfrentamos hoje nas organizações realidades complexas. Vivemos num mundo de imprevisibilidade, com mercados muito exigentes, que obriga, sem perdermos o foco, a que tenhamos uma capacidade grande de adaptação.

É fundamental, a par da visão, termos claro nas organizações o que nos diferencia, o propósito. Conhecendo bem os desafios do negócio, sem perder de vista os valores da organização e o propósito que nos guia, será mais fácil enfrentar os grandes desafios das novas formas de trabalho, da agilidade, da liderança, da competitividade pelo talento e da aposta no desenvolvimento das nossas pessoas, garantindo que faremos este caminho debaixo do compromisso com a sustentabilidade, assumindo que queremos contribuir para um mundo melhor.»

Ler Mais