João Zúquete da Silva (Altice Portugal): As novas dimensões da Gestão de Pessoas

João Zúquete da Silva, chief Corporate officer da Altice Portugal defende que «os Recursos Humanos estão a ser moldados pela evolução, mas estão também, eles próprios, a moldar aquele que será o futuro das organizações e a acompanhar um percurso de recuperação que se inicia agora». Leia o seu testemunho.

 

«A pandemia de COVID-19 levou a mudanças no âmbito da cultura organizacional. Inevitavelmente, assistimos agora a uma redefinição de muitos aspectos da vida quotidiana empresarial, onde os Recursos Humanos assumem uma importância basilar no seio das organizações.

Enquanto empresa tecnológica, a adaptação está na nossa génese, em tudo o que fazemos. Este foi um período extremamente desafiante, pois exigiu de nós uma adaptação bastante abrupta e célere, mas rapidamente encontrámos soluções e estratégias que nos permitiram moldar às exigências e encontrar um equilíbrio.

Do ponto de vista de Recursos Humanos, o principal desafio foi sem dúvida o da proximidade, enquanto eixo estratégico intrínseco à actuação da Altice Portugal. Foi extremamente desafiante liderar equipas à distância, razão pela qual a nossa estratégia de Comunicação Interna foi fundamental, assim como a estreita relação com a direcção de Recursos Humanos. A tecnologia assumiu-se aqui como chave para o sucesso.

Surge assim uma forma diferente de conceber a gestão dos Recursos Humanos e o papel da direcção que leva o mesmo nome na organização. Enquanto responsáveis por proporcionar aos nossos colaboradores a melhor transição possível neste processo de mudança, os Recursos Humanos assumiram-se enquanto objecto de reestruturação eles próprios, de forma a acompanharem a evolução do mundo que os rodeia, onde as preocupações e as necessidades se alteraram drasticamente.

Em primeiro lugar, e como seria expectável, as preocupações e necessidades do ponto de vista da saúde e bem-estar dos colaboradores e das suas famílias. A Altice Portugal assumia já uma estratégia muito clara neste sentido, onde a Altice Cuidados de Saúde teve e tem um papel imprescindível, ao serviço dos colaboradores e das suas famílias. Nas empresas onde este papel não existia ou era pouco significativo, certamente a saúde ganhou nova forma, manifestando-se das mais diversas maneiras.

Sabemos que também a aceleração digital foi uma das mais impactantes alterações com que nos deparámos, obrigando os Recursos Humanos a repensar também a Formação. A Altice Portugal dispunha já de uma visão sobre a qualificação e desenvolvimento profissional dos colaboradores, que se materializa através de percursos formativos personalizados e orientados para potenciar o talento interno. Agora, esta ganha também um novo papel, ao tornar-se ainda mais preponderante para o processo de transformação digital que se vive nos vários quadrantes da sociedade, preparando também os seus colaboradores para um futuro digital.

Este é o momento de capitalizar nas aprendizagens que levamos a cabo, onde o “remoto” e o “digital” passaram a ser o centro de parte importante do que fazemos, de forma a garantir a segurança e o bem-estar daqueles que nos rodeiam e ao mesmo tempo conseguir concluir com eficácia as diferentes iniciativas formativas e de aprendizagem.

Vivemos num mundo diferente, em constante evolução. Enquanto matéria eminentemente social, os Recursos Humanos, e em particular a Gestão de Pessoas, ganham novas dimensões e um papel ainda mais importante no âmbito da transformação organizacional. Os Recursos Humanos estão sem dúvida a ser moldados pela evolução, mas acima de tudo, estão também, eles próprios, a moldar aquele que será o futuro das organizações e a acompanhar um percurso de recuperação que se inicia agora e para o qual todas as peças são fundamentais, estando portanto bem no centro de todas estas alterações ainda em curso.

Apesar de estarmos tranquilos e confiantes no que o futuro nos reserva, estamos conscientes de que só podemos percorrer esse caminho com o apoio dos nossos colaboradores e, consequentemente, apoiados numa estratégia forte e consolidada de Recursos Humanos.»

Este artigo faz parte do tema de capa da edição de Outubro (n.º 118) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, pode comprar a versão em papel ou a versão digital.

Ler Mais