Joe Hyrkin, CEO Issuu: «A equipa do centro tecnológico de Braga está a causar um impacto significativo a nível global»

A Issuu é uma plataforma de publicações digitais, que permite utilizadores transformarem o seu conteúdo e disponibilizá-lo digitalmente em todos os canais. Um dos quatro centros tecnológicos fica em Braga e Joe Hyrkin, CEO, garante que a cidade tem fortes talentos tecnológicos e competências em áreas importantes para o crescimento da empresa.

Por Tânia Reis

 

Em 2014, esta startup dinamarquesa mudou-se para Palo Alto, na Califórnia e, actualmente, tem mais três centros tecnológicos: Berlim, Copenhaga e Braga. Pretendem continuar a aumentar a equipa na cidade portuguesa com profissionais que valorizam o cuidado, têm capacidade de arriscar e gosto de aprender.

 

Porquê a transição para Palo Alto, na Califórnia?

A Issuu é uma empresa global de tecnologia, com clientes em todo o mundo. Em 2014, deixámos de ser uma startup dinamarquesa para passarmos a ser uma entidade norte-americana, com sede em Palo Alto. Dessa forma, conseguimos continuar a expandir, crescer, lançar parcerias com outras grandes empresas tecnológicas e atrair investidores e talentos adicionais.

 

Com mais de 50 milhões de documentos carregados e 100 milhões de visitantes mensais. Que objectivos traçaram para os próximos anos?

Somos a maior plataforma de publicações digitais do mundo, que permite tanto a criadores individuais como a grandes empresas transformarem o seu conteúdo e disponibilizá-lo digitalmente em todos os canais. Existem dezenas de milhões de empresas em todo o mundo que podem beneficiar de ferramentas que agregam, transformam estes conteúdos, partilham e analisam, as quais disponibilizamos numa única plataforma. Nos próximos anos, pretendemos continuar a expandir as nossas capacidades e a investir nas nossas integrações – com empresas como o Canva, Adobe e Mailchimp – para melhorar os fluxos de trabalho de todos os criadores.

 

Um dos quatros centros tecnológicos da Issuu fica em Braga. Porquê a escolha de Portugal?

Os fundadores e CEO de startups de tecnologia estão a alargar os seus horizontes – a olhar para fora de Silicon Valley –, seja para fundar empresas, abrir novos escritórios e contratar colaboradores. Eu sou um desses CEO. Portugal, e Braga em particular, tem fortes talentos tecnológicos, como licenciados provenientes da Universidade do Minho, e competências em áreas que são importantes para o nosso crescimento e para a nossa capacidade de fornecer ferramentas mais sólidas aos nossos clientes. Estamos entusiasmados com a equipa que contratámos, e continuaremos a crescer, à medida que construímos em Braga, e de forma célere, a base de operações, cultura e sucesso, para complementar as nossas outras localizações.

 

O que torna a cidade atractiva?

O presidente da Câmara, Ricardo Rio, colocou uma forte ênfase na cooperação com empresas tecnológicas, o que tornou Braga atraente, tanto do ponto de vista económico, como prático. Trabalhou para criar organizações como a Start Up Braga e a Invest Braga, que ajudam a tornar a operação na cidade bastante tranquila, e posso imaginar que o desenvolvimento natural de um ecossistema tecnológico “mais novo” continuará a evoluir aqui. E, como já referi, a Universidade do Minho apoia um fluxo natural de talentos tecnológicos com excelente formação. Braga também tem uma infraestrutura forte, e a nossa nova localização de escritórios, no edifício da estação ferroviária, garante fácil acesso de e para o trabalho a todas as pessoas talentosas que vivem na cidade e também nos subúrbios mais próximos. É também uma excelente cidade em termos de cultura e gastronomia, por isso estamos entusiasmados por fazer parte do crescimento da cidade.

 

Que soluções desenvolvem em Braga?

A equipa de Braga está rapidamente a causar um impacto significativo na nossa empresa. Este novo escritório e a sua equipa em alargamento acompanham a nossa oferta mais recente: Issuu for Teams – que surge da procura pelo acesso, gestão e controlo sobre conteúdo digital para estruturas de todos os sectores. Esta oferta, bem como a nova aplicação Issuu no Canva, é um exemplo dos significativos contributos por parte da equipa de engenharia do nosso escritório de Braga.

Além disso, temos muitos outros departamentos e funções representados, como Marketing, Customer Success, Design, entre outros. O nosso sucesso depende de todas as equipas globais trabalharem juntas e comunicarem livremente, e Braga não é excepção. E aqui há um complemento perfeito e diário com as nossas equipas americanas e europeias de Palo Alto, Copenhaga e Berlim.

 

Com uma equipa de 30 colaboradores, pretendem recrutar no futuro próximo?

Sim, pretendemos continuar a aumentar a nossa equipa aqui em Braga. As vagas abertas podem ser encontradas no nosso site ou na nossa página no LinkedIn.

 

Quais os perfis mais procurados?

Além das competências técnicas exigidas para cada posição, procuramos pessoas curiosas, autodidactas e talentosas, que gostem de explorar novas tecnologias, soluções e casos de uso.

 

Além das técnicas, que outras skills valorizam nas vossas pessoas?

Os nossos valores são a base de todo o processo de contratação e influenciam o que fazemos todos os dias. Preocupamo-nos profundamente com o que os utilizadores precisam, pelo que trabalhamos intensamente para evoluir a nossa plataforma com essas expectativas em mente. Nesse sentido, também procuramos melhorar a experiência de conteúdo digital para cada utilizador.

O cuidado, capacidade de arriscar e gostar de aprender são três grandes características que valorizamos nas nossas pessoas. Cuidado com os detalhes, com os nossos produtos, clientes e público em geral. Capacidade de arriscar, ou seja, estar pronto para causar impacto e trabalhar intensamente para resolver desafios. Já aprender é algo que nunca se deve deixar de fazer. Seja aprender com as conquistas e os erros, e trazer essa filosofia para o nosso produto, para o Customer Experience e cultura da empresa.

 

Quais os desafios e oportunidades de gerir equipas multidisciplinares, em localizações e fusos horários distintos?

A rápida mudança para o trabalho híbrido e remoto há poucos anos exigiu que equipas de todo o mundo tenham avançado rapidamente para uma nova forma de trabalhar, onde as barreiras geográficas e de comunicação foram completamente removidas. Não fomos excepção, mas sempre estivemos à frente, por termos um grupo global de profissionais talentosos que colaboram entre equipas e fusos horários. Vemos todas as nossas localizações como centros de inovação onde podemos trabalhar juntos, com os objectivos de sermos criativos, desenvolver novas soluções e satisfazer da melhor forma os nossos utilizadores.

Ler Mais