Jovens colocam tecnologia ao serviço da sociedade

Os encontros regionais da sexta edição do Apps for Good acontecem já esta quarta-feira e sexta-feira, dia 1 e 3 de Julho, e serão, pela primeira vez, online devido à COVID-19.

 

O Apps for Good é um programa educativo organizado pela CDI Portugal que visa a utilização da tecnologia pelos mais jovens, como forma de resolver problemas da sociedade através da criação de apps para smartphones ou tablets.

A operacionalização do programa decorre ao longo do ano lectivo, onde professores (de todas as áreas disciplinares) e alunos têm acesso a conteúdos online com uma metodologia de projecto de cinco passos.

Vão participar 90 equipas de jovens entre o quinto ano e o 12.º ano e demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo, apresentando as suas aplicações que solucionam problemas reais. Desses, serão escolhidas 20 finalistas que estarão presentes no evento final em Lisboa a 17 de Setembro na Fundação Calouste Gulbenkian.

Pela primeira vez, a App for Goods será realizada online. João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal, explica: «A situação actual que o país atravessa levou-nos, por motivos de prevenção, a procurar uma forma diferente de realizar esta competição, até agora feita de forma presencial. Teremos, pela primeira vez, um Apps for Good totalmente virtual que será igualmente dinâmico e inovador, com os jovens a demonstrar o poder da tecnologia para resolver problemas da nossa sociedade», afirma .

O primeiro encontro regional no dia 1 de Julho vai contar com oradores como o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro; o vereador da Educação da Câmara Municipal de Valongo, Orlando Rodrigues; o director-geral da Educação, José Vitor Pedroso, e o secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo.

No dia 3 de Julho, em Oeiras, os oradores serão, o vereador da Educação, Pedro Patacho; a directora da área da Educação da Câmara Municipal de Oeiras, Maria Paula Rodrigues, e Teresa Godinho em representação da direcção-geral da Educação.

Entre os elementos do júri que vão seleccionar as equipas finalistas estarão representantes dos parceiros do Apps for Good, entre os quais as Câmaras de Valongo e de Oeiras, direcção-Geral da Educação, Fundação Calouste Gulbenkian, Synopsys, BNP Paribas, REN, Fundação Altice, IBM, Galp e Fundação Stavros Niarchos, entre outros.

Durante o momento de deliberação do júri, entre as 16h15 e as 16h45, estarão à conversa no estúdio com Filipe Almeida, presidente da Iniciativa Portugal Inovação Social; Diogo Sousa da GALP e Bárbara Gonçalves do BNP Paribas, enquanto experts do programa e ainda, João Baracho, director executivo do CDI Portugal a contar já algumas novidades para a sétima Edição do programa.

Entre as 90 equipas de alunos e professores que vão estar em competição estão aplicações como a ‘SandSpace’, aplicação que permite indicar e saber os níveis de ocupação do areal de 685 praias marítimas e fluviais de todo o país, a ‘IEVA’, uma plataforma de ajuda para os jovens estudantes na procura do primeiro emprego, a ‘ISPI’, que pretende ajudar e incentivar a 3ª idade a utilizar as novas tecnologias, a ‘Amigo de 4 Patas’, que pretende reduzir o número de animais abandonados ao reunir as instituições nacionais, entre outras.

Além das aplicações finalistas, será ainda entregue o prémio do público à solução que conseguir mais votos em cada um dos eventos, sendo que a votação começa hoje e decorre até ao dia do evento, recomeçando nesse dia e terminando dia 3 para o prémio do Publico do Encontro Regional Sul.

Para assistir e acompanhar online os encontros regionais da sexta edição do Apps for Good em Portugal basta fazer a inscrição no encontro regional Norte  aqui. E a inscrição no encontro regional Centro-Sul, aqui.

 

Ler Mais