Lactogal tem novo Conselho de Administração e Comissão Executiva

José Marques foi nomeado presidente do Conselho de Administração do grupo lácteo ibérico, para o quadriénio 2024-2027, sucedendo a José Capela e Casimiro de Almeida.

 

José Marques, possui uma vasta experiência no sector leiteiro, tendo iniciado a sua actividade como produtor de leite em 1980. Desde 1999, é membro do Conselho de Administração da União de Cooperativas Lacticoop, tendo desempenhado várias funções na organização. Em representação da União de Cooperativas, ocupou cargos na Lactogal, Fenalac, Pronicol, ALIP, EABL e CONFRAGRI. Em 1994, foi eleito, pela primeira vez, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Agrícola do Bebedouro, função que mantem até à actualidade.

José Marques dedicou-se também à produção hortícola, tendo criado a empresa VALMARQUES, dedicada à produção de diversos hortícolas e morangos. Foi ainda um dos fundadores do Clube de Produtores da SONAE.

«É um privilégio assumir este cargo e fortalecer cada vez mais a posição da Lactogal como a maior produtora de lácteos da Península Ibérica. A minha gestão será de consolidação e crescimento, na continuidade do percurso que a Lactogal tem feito até aos dias de hoje», afirma José Marques.

A Comissão Executiva, que passará a desempenhar funções executivas em todas as participadas do Grupo Lactogal, será composta pelos administradores executivos, Bruno Baldeante da Costa, Daniela Brandão e Jacinto Rui.

Bruno Baldeante da Costa, licenciado em Gestão pelo ISEG e Executive MBA pela AESE Business School, possui mais de 25 anos de experiência em vendas, transformação de modelos de negócio e liderança de equipas em distintos ambientes empresariais, 17 dos quais no sector lácteo ibérico. Em 2020 assumiu a direcção de Coordenação Comercial da Lactogal, após passar pela multinacional Sara Lee Foods Europe e pelo Grupo Calidad Pascual, em Espanha.

Daniela Brandão, licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto, tem sólida experiência na área financeira e de planeamento estratégico e integrou a Lactogal em 2020, ano em que se tornou membro do conselho de administração e da comissão executiva. Antes, passou pela accionista Lacticoop, tendo, em 2003, assumido funções de direcção e liderança nas áreas financeira e sistemas de informação. Mais tarde, em 2012, assumiu a direcção-geral tendo desempenhado um papel activo na defesa e sustentabilidade do sector do leite em Portugal. Iniciou a sua carreira profissional em 1999 na Deloitte na área de Management Consulting.

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho, Jacinto Rui assumiu, em 2020, o cargo de administrador executivo da Lactogal. Ao longo da carreira de mais de três décadas, acumulou experiência em posições de liderança e administração, especialmente no Grupo Agros, onde se dedicou principalmente às áreas de logística. Durante oito anos, desempenhou o papel de director-geral da Agros, contribuindo para o crescimento e sucesso da cooperativa, antes de fazer parte do conselho de administração da Lactogal.

Ler Mais