O Lidl vai investir 100 milhões de euros na expansão da sua operação para a Madeira, onde prevê abrir as primeiras três lojas em 2023 e gerar 150 postos de trabalho, anunciou hoje o retalhista alimentar.
Em comunicado, a empresa estima ainda um contributo para a economia local, com compras a fornecedores madeirenses – comerciais e de serviços – na ordem dos 20 milhões de euros.
Segundo salienta, nesta expansão da operação à Madeira “a sustentabilidade mantém-se como um dos seus principais focos”, pelo que as novas lojas “serão dotadas de painéis fotovoltaicos, assim como de postos de carregamento elétricos multi-standard e de carregamento rápido, que possibilitam uma recarga de 80% da bateria em 30 minutos, permitindo um abastecimento durante uma ida regular às compras”.
Adicionalmente, toda a frota da empresa será “100% elétrica”.
A directora de Assuntos Públicos e Comunicação Corporativa do Lidl Portugal, Elena Aldana, aponta como objectivo “proporcionar a melhor experiência de compra aos habitantes da ilha e trabalhar de forma próxima com parceiros e com a comunidade local, que são fundamentais”.
“Consideramos que estão agora reunidas as condições para darmos este passo, que consolida, uma vez mais, o nosso investimento em Portugal”, refere.
Presente em Portugal há 26 anos, o Lidl emprega actualmente mais de 8.200 colaboradores no país, distribuídos por 265 lojas e quatro direções regionais e entrepostos, para além da sede: Santo Tirso (Norte), Torres Novas (Oeste), Sintra (Centro) e Palmela (Sul).
Citando um estudo de impacto realizado pela consultora KPMG, o Lidl Portugal diz ter contribuído, em 2018, com 2.120 milhões de euros para a geração de riqueza, representando 1% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
O Lidl pertence ao retalhista alimentar alemão Schwarz, que está presente em 32 países e conta com cerca de 11.550 lojas e mais de 200 centros de distribuição, tendo registado uma facturação de 125.300 milhões de euros em 2020.
Actualmente, o Lidl diz ter mais de 341 milcolaboradores em todo o mundo.














