Lisboa é mesmo a cidade do sul da Europa onde é mais caro comprar casa (mais do que em Milão ou Barcelona). Não acredita? Veja o preço do m2

Os dados do idealista relativos a Fevereiro deste ano não deixam margem para dúvidas, Lisboa é mesmo a cidade do sul da Europa onde é mais caro comprar casa. E foi também a única cidade das seis analisadas a superar a fasquia dos 5000 euros/m2.

 

Logo a seguir está Milão, onde comprar casa custou 4.953 euros/m2 em Fevereiro. Em terceiro lugar está Barcelona (4.059 euros/m2), em quarto Madrid (3.995 euros/m2) e nas últimas posições estão o Porto (3.273 euros/m2) e Roma (2.995 euros/m2), revelam os dados do idealista.

Observa-se ainda que os preços das casas para comprar subiram nas seis cidades do sul da Europa em Fevereiro de 2023, mas a ritmos bem diferentes. As maiores subidas homólogas dos preços foram registadas no Porto (6,9%), Milão (6,5%) e Madrid (6,1%). Seguem-se Barcelona (3,3%) e Lisboa (2,3%), enquanto em Roma os preços ficaram praticamente estáveis (0,2%).

As casas continuam a ficar mais caras nestas cidades, porque continua a haver baixa oferta de habitações para a alta procura que se faz sentir. É isso mesmo que revelam os dados do idealista relativos à reta final de 2022, a oferta de casas à venda caiu nas seis cidades analisadas.

Enquanto o Porto (-38%) e Lisboa (-31%) registaram uma quebra expressiva de stocks no último trimestre de 2022 face ao mesmo período do ano anterior, Roma reduziu a oferta de casas em 13% entre os estes dois momentos.

Já Milão (-8%), Barcelona (-6%) e Madrid (-2%) sentiram uma redução da oferta de casas à venda no mercado bem mais moderada no mesmo período, revelam os dados.

Ler Mais