Livros essenciais para aprofundar o conhecimento sobre gestão de pessoas

A gestão de pessoas é cada vez mais valorizada pelas empresas. Definindo-se ela pelo conjunto de técnicas para incentivar o comportamento de um grupo na organização e potencializar o seu desempenho, a gestão de pessoas é essencial para manter a equipa coesa, já que também seleciona os colaboradores mais adequados para cada função, contribuindo para aumentar a produtividade e assegurando que as metas da empresa são alcançadas. 

Ser um bom especialista em gestão de pessoas exige conhecimento e expertise, a qual que vem com a qualificação. Os livros ocupam um espaço importante no enriquecimento destes profissionais pelo que deixamos aqui algumas sugestões.

“Gestão de Pessoas – O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações”, de Idalberto Chiavenato

Essa é uma das obras básicas que devem estar na prateleira dos profissionais de gestão de pessoas. O livro desenrola-se a partir dos desafios enfrentados pelos profissionais da área. Para geri-los o autor, que é uma referência na área de administração, apresenta seis métodos para trabalhar os problemas de se gerir pessoas nas organizações: contratar, recompensar, desenvolver, monitorizar, manter e ajudar pessoas.

“Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, de Stephen R. Covey

A primeira edição foi publicada há mais de 25 anos, mas o texto continua actual e é considerado o livro de negócios mais influente do mundo, segundo a Amazon. O autor foi considerado pela revista Time como um dos 25 mais influentes norte-americanos. Uma das principais lições do livro é: a eficácia nasce da harmonia.

“O Monge e o Executivo”, de James C. Hunter

A partir da história de um executivo que se tornou monge, o autor destaca as qualidades que um bom líder deve desenvolver, características que o gestor também deve possuir para influenciar a equipa de modo positivo.

“Organizações Exponenciais”, de Michael S. Malone, Yuri Van Gees e Salim Ismail

Os autores inserem o conceito de que nenhuma empresa irá acompanhar o ritmo das organizações exponenciais (Airbnb, Uber, Xiaomi, Netflix, Valve, Google e etc.), caso não estejam dispostas a realizar algo “radicalmente novo”, uma nova visão do negócio que se encaixe neste mundo tecnológico e inteligente em que vivemos.

“O princípio 80/20”, de Richard Kock

O subtítulo deste livro esclarece bem o seu propósito: “Os Segredos Para Conseguir Mais com Menos”. Baseado num estudo do século XIX do economista italiano Vilfredo Pareto, criador da famosa “Lei de Pareto”, o autor consegue actualizar este conceito e mostrar que ainda hoje, basicamente em todos os aspectos da vida moderna, 20% do que se faz, produz 80% do resultado final (e 80% do que é feito pode não gerar tantos resultados).

“Como Funciona a Google”, de Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg

Boas noções sobre como “funcionar” igual ao Google, aprendendo métodos de como recrutar pessoas que sejam “criativas-inteligentes”, encontrar inspirações técnicas par os seus problemas e, consequentemente, fazer a diferença dentro da empresa.

“Criatividade, Como vencer as forças que bloqueiam a inspiração”, de Ed Catmull

Escrito por uma das personalidades mais importantes para a história do cinema de animação mundial, Ed Catmull (presidente da Pixar Animation e Disney Animation) ensina como criar uma cultura de criatividade dentro de uma empresa, sendo também um livro importante para quem procura inspiração para os seus próprios negócios.

“Sprint”, de Jake Knapp, Braden Kowitz e John Zeratsky

Um livro escrito pelo o designer Jake Knapp colaborador da Google. Enquanto trabalhava lá, ele fazia um pouco de tudo na empresa, até que começou a desenvolver e a testar as suas ideias em apenas cinco dias, um método que passou a ser muito utilizado por diversas equipas e que mais tarde seria baptizado de “Sprint”. Neste livro aprende-se a conduzir e a participar em sprints em equipa para tirar as suas ideias do papel e pô-las em práticanum um curto prazo de tempo, tornando os seus projetos cada vez mais ágeis e aumentando o envolvimento da equipa.

Ler Mais