L’Oréal apresenta progressos na área da Sustentabilidade
A gigante da beleza publicou o Relatório de Progresso 2017, sobre o seu Programa de Sustentabilidade “Sharing Beauty With All”. Estas são as principais conclusões.
SPOT – ferramenta de optimização de produtos sustentáveis
Em 2017, a empresa implementou a ferramenta de optimização de produtos sustentáveis (SPOT) em todas as marcas. O SPOT foi usado para avaliar 100% dos produtos novos ou renovados em 2017 e 76% dos produtos lançados em 2017 foram melhorados.
Desde o ano de 2014, as equipas da L’Oréal procuram desenvolver, com especialistas internacionais, uma metodologia para medir impactos ambientais e sociais de um produto cosmético e identificar caminhos para melhorias. É também um dos objectivos do SPOT melhorar o perfil social ou ambiental de 100% dos novos produtos até 2020.
Redução das emissões de carbono em 73%
No ano de 2017, a L’Oréal reduziu as emissões nas fábricas e centros de distribuição, ao mesmo tempo que aumentou o volume de produção em 33%. Além disso, até ao final de 2017, 24 das unidades industriais do Grupo alcançaram a neutralidade de carbono.
Este resultado excepcional foi reconhecido pelo Carbon Disclosure Project (CDP). Em 2017, pelo segundo ano consecutivo, a L’Oréal foi uma de duas empresas no mundo – e a única empresa francesa – entre as mais de 3 mil empresas avaliadas, a receber três “As”, a melhor pontuação possível, nos ratings do CDP em três grandes questões: combater as alterações climáticas, gerir a escassez de água e reduzir a desflorestação. Pode ler a conclusão do CDP aqui.
Science Based Targets
No âmbito desta iniciativa, a L’Oréal assumiu novos compromissos em 2030 para combater a mudança climática e reduzir a sua pegada de carbono. A meta da L’Oréal é reduzir em 25% em termos absolutos, em relação a 2016, todas as suas emissões de gases de efeito estufa, ou seja, aquelas emitidas directamente pela L’Oréal, bem como aquelas geradas indirectamente, por exemplo, através das actividades dos fornecedores ou através do uso dos produtos pelos consumidores.
UN Global Compact Network Portugal
A empresa também assinou o UN Global Compact Network Portugal, uma rede portuguesa das empresas subscritoras dos 10 princípios United Nations Global Compact, cujas preocupações assentam nos Direitos Humanos, Práticas Globais, Protecção Ambiental e Anti-corrupção.
Este compromisso é visível em projectos tão diversos como os programas de responsabilidade social e ambiental implementados.
Edifício mais sustentável: eficiência energética, sensores de água e luz, pontos de reciclagem em todos os pisos, eliminação de copos de plástico (-160.000 copos anuais), distribuição de garrafas Sharing Beauty With All; retirada dos toalhetes dos tabuleiros na cafetaria (-3.000 unidades/ mês); reciclagem de cápsulas de café e consumo de água da rede, substituição de palhinhas de plásticos por papel (-6000 anuais); lavagem ecológica de viaturas da sede;
Doação de embalagens de cosmética vazias dos colaboradores para uma cooperativa de artistas plásticos;
Redução destruição de produtos (doações, venda a colaboradores, oferta caixa colaboradores);
Programa Share & Care
Outra iniciativa da empresa é o programa Share & Care, assente em quatro pilares. Na Segurança, a L’Oréal promove um seguro de vida, um plano de poupança reforma, complemento de subsídio de doença, um plano de pensões, um seguro de acidentes pessoais e de trabalho.
Na Saúde, promove um seguro de saúde, para o colaborador e agregado familiar; saúde, higiene e segurança no trabalho, que inclui vacina para a gripe, consultas de nutrição e exames complementares.
Já dentro do pilar do Equílibrio, têm protecção de parentalidade, subsídios para livros escolares, prémios Maternidade, o Baby Bag (kit de produtos para o bebé e pais bem como um voucher da Chicó), a LopZania Evento anual para crianças com os filhos/sobrinhos dos colaboradores), e o Family Sales Day (venda duas vezes ao ano a colaboradores, ex-colaboradores, amigos e familiares, de produtos com grandes descontos).
Por fim, no pilar da Qualidade de vida, a L’Oréal dá descontos em produtos e viagens, horário flexível, política exclusiva de estacionamento, caixas de produtos e serviços de manicure/ pedicure e afins, cabeleireiro, massagens e nutrição, ginásio, workshops de gestão de stress, distribuição de fruta, entre outros, oferta do dia de aniversário, aulas gratuitas de pilates e yoga.
Outros programas
Fora do Share & Care, a empresa tem as iniciativas de solidarity sourcing, um protocolo de doação de produtos com a Entrajuda, o Citizen Day, e doações para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Por fim, este Verão, vai realizar-se a terceira edição do Embeleza o Teu Futuro, o programa de formação e empregabilidade, dirigido a jovens desempregados ou em condição sócio-económica vulnerável. Desde o seu início, já foi possível à L’Oréal Portugal capacitar 187 pessoas, das quais 102 já se encontram empregadas. Em 2018, será entre os dias 23, 24 e 25 de Maio e 18, 19 e 20 de Junho, no Instituto Português do Desporto e Juventude.
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