L’ Oréal Portugal vai distinguir mulheres na ciência

Já estão abertas as candidaturas para a 17.ª edição das Medalhas de Honra L’ Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência, que este ano vai incentivar também a investigação na área das alterações climáticas.

 

Este prémio, organizado em parceria com a Comissão Nacional da Unesco e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, apoia, anualmente, a realização de estudos avançados de investigação científica, a nível de pós-doutoramento, no domínio das ciências da saúde, engenharias e tecnologias para a saúde ou para o ambiente.

Alinhada com os objectivos do programa de sustentabilidade ‘L’ Oréal for The Future’, apresentado internacionalmente no final de Junho, esta edição vai atribuir uma das quatro “Medalhas de Honra,” a uma proposta de investigação no âmbito do impacto das alterações climáticas na saúde ou no ambiente, que seja considerada relevante pelo Júri do concurso.

Podem candidatar-se todas as doutoradas que tenham obtido o grau de doutoramento há menos de cinco anos até à data de abertura do concurso e que não completem, até ao final do ano em curso, mais de 35 anos. As investigadoras com filhos podem solicitar a extensão de idade até um ano por cada filho. Ou seja, uma investigadora com 36 anos e com um filho pode candidatar-se à bolsa de investigação, bem como com 37 anos e dois filhos.

As candidaturas serão avaliadas por um júri presidido por Alexandre Quintanilha e constituído por cientistas no domínio das Ciências, Engenharias e Tecnologias para a Saúde ou para o Ambiente.

A iniciativa distingue quatro cientistas, atribuindo a cada uma a sua ‘Medalha de Honra’ e 15 mil euros, um financiamento que tem como objectivo ajudar a prosseguir projectos originais, que possam abrir novos horizontes e vias de investigação nas áreas da saúde e do ambiente.

«Estamos há muito tempo comprometidos em apoiar as mulheres, a ciência e o ambiente. Este ano assumimos compromissos ambiciosos com o Projecto Internacional L´Oréal For the Future, e, neste contexto acredito que ao atribuir um dos quatro prémios ao impacto das alterações climáticas na saúde e no meio ambiente possamos continuar a elevar a ciência em prol de um mundo melhor», refere Cátia Martins, CEO da L´Oréal Portugal.

As Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência premiaram 53 investigadoras, desde a sua primeira edição em 2004.

As candidaturas, com propostas originais de investigação científica, devem ser entregues até 18 de Setembro, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O formulário de candidatura está disponível aqui.

Ler Mais